[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Medida aquece indústria | Economia | O POVO Online
Prorrogação do IPI reduzido 25/10/2012

Medida aquece indústria

Guido Mantega disse que a prorrogação da redução do IPI para carros até dezembro é uma forma de manter a indústria nacional aquecida
MARCELO CAMARGO/ABR
Mantega admitiu que a redução do IPI ajuda no controle da inflação
Compartilhar


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Governo resolveu prorrogar por mais dois meses a desoneração do IPI para automóveis para que a indústria continue vendendo bem e fazendo mais investimentos. De acordo com ele, a última vez em que o Governo decidiu estender o benefício ao setor houve uma “boa reação” da comercialização de veículos nos meses de setembro e outubro. A intenção é que o ritmo de vendas prossiga até o final do ano.


Mantega salientou que o Brasil é um dos poucos países do mundo que conseguem manter produção nas fábricas de automóveis, e que países como a França têm encontrado dificuldade neste sentido. “Queremos que a produção cresça aqui, indiferente à crise que afeta outras economias”, afirmou.


Ele explicou que a decisão do Governo de prorrogar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vai ao encontro da intenção de manter os preços dos veículos nos atuais patamares. “Se suspendêssemos a isenção, as empresas certamente aumentariam os preços”, previu.


Inflação

Indagado sobre se esta era uma intenção deliberada do Governo de manter a inflação sob controle, Mantega admitiu que a redução do IPI ajuda no controle da inflação. “Vamos contribuir para a redução da inflação sempre que possível”, afirmou.

 

O ministro disse ainda que não está preocupado com a possível redução da arrecadação, porque, apesar de o Governo não receber os recursos provenientes do IPI, há um aumento da arrecadação do PIS e da Cofins, além do ICMS dos Estados. “Há uma compensação”, resumiu.


Provavelmente esta será a última renovação de desoneração do IPI para o setor de automóveis. A renúncia do Governo com a extensão da medida por mais dois meses, até o final do ano, é superior a R$ 800 milhões no período, disse o ministro.


Mantega argumentou que os empregos continuam aumentando no Brasil e salientou que a indústria da transformação, um dos setores mais afetados pela crise internacional, já está mostrando recuperação nos últimos meses.


Ele ainda citou que a criação de empregos formais no País em setembro foi superior a 150 mil vagas. “Estamos indo bem no emprego”, avaliou. Questionado a respeito da volta do nível de estoques dos automóveis para perto da média, Mantega disse que esse fator fará com que a indústria tenha necessidade de produzir mais.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia