[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Alfandegamento feita até novembro | Economia | O POVO Online
ZPE do Pecém 01/08/2012

Alfandegamento feita até novembro

ETHI ARCANJO
A isenção de impostos será um dos benefícios do Porto do Pecém
Compartilhar


O processo de alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém deverá ser concluído pelo menos um mês antes do previsto, segundo o diretor da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Vitor Samuel Cavalcante da Ponte. O prazo agora é novembro.


O alfandegamento é a autorização dada por órgão competente, no caso a Receita Federal, para locais onde serão exercidos os serviços de controle e fiscalização aduaneiros.


Segundo Ponte, ontem, aconteceu uma reunião com a Receita Federal para definir as exigências para o alfandegamento. Ele explicou que a Receita pediu que o processo fosse adiantado para corrigir possíveis problemas.


Os benefícios alfandegários de isenção de impostos já deverão ter sido liberados pela Receita Federal no dia 15 de dezembro. Na data, está prevista a chegada do primeiro navio com equipamentos para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Entre os equipamentos, estão estruturas de alto-forno, caldeiras.


Entre os benefícios que a CSP irá gozar ao se instalar na ZPE estão a suspensão do Imposto de Importação (II), do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), AFRMM, Pis/Cofins-importação, na aquisição de máquinas e equipamentos usados nos mercados internos e externos e insumos.


Ponte disse ainda que, para concluir o processo no prazo determinado, será dada prioridade aos 521 hectares da CSP e à área de 15 hectares correspondente ao despacho aduaneiro que ficará sob gestão da Emazp, empresa que controla a ZPE. Haverá o controle de entrada e saída de mercadorias, peças e cargas; contratação de softwares e elaboração do cronograma de atividades para o cercamento da área. (Teresa Fernandes/ teresafernandes@opovo.com.br)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia