[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Reunião pode definir retomada da refinaria | Economia | O POVO Online
Petrobras 10/07/2012

Reunião pode definir retomada da refinaria

Governador Cid Gomes recebeu ligação da presidente da Petrobras, Graça Foster, garantindo que os recursos para as obras da Refinaria Premium II, do Pecém, continuam no plano de negócio da estatal. Os dois se reúnem amanhã para discutir novos prazos
EDIMAR SOARES
O governador Cid Gomes, durante reunião com empresários do setor lojista na CDL
Compartilhar


Uma reunião marcada para amanhã, dia 11, pode definir a retomada das obras da Refinaria Premium II da Petrobras, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Foi o que afirmou ontem o governador Cid Gomes (PSB), que disse ter recebido um telefonema da presidente da Petrobras, Graça Foster, na última sexta-feira, 6, garantindo que as obras da refinaria serão reiniciadas ainda este ano.


“Agendamos com a presidente da Petrobras uma reunião, em Brasília, amanhã (11). Quero voltar desta reunião com uma data para o início da construção da refinaria que, espero, possa ocorrer ainda este ano”, disse Cid.


O governador falou durante encontro com empresários do comércio varejista de Fortaleza na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na ocasião, recebeu uma agenda de reivindicações do setor e garantiu a solução dos principais itens apontados.


Segundo Cid, Graça Foster ligou para esclarecer que, em nenhum momento, disse que a refinaria do Ceará estava fora dos planos de negócios da Petrobras. “Segundo ela, o plano teria sido mal interpretado e a presidente garantiu os recursos para o empreendimento”.


Montadora

Com relação à montadora de veículos que tenta atrair para o Estado, o governador disse que a atual conjuntura de crise mundial está tornando as negociações mais difíceis. Isso porque, segundo ele, não é o momento mais adequado para grandes montadoras investirem pesadamente, dando a entender que talvez o anúncio não ocorra ainda este ano.

 

Abstendo-se de falar o nome das empresas com as quais o Governo do Estado está mantendo conversações, Cid ressaltou que o que está dificultando a atração é o fato de o Ceará não ter um polo metal-mecânico forte, estar longe dos principais centros consumidores e ter um frete rodoviário muito alto, o que inviabilizaria o escoamento da produção por estrada. “Hoje, o custo de transporte de um automóvel do Ceará para o Sul/Sudeste chega a R$ 2 mil por unidade”.


Para solucionar este problema, o governador reafirmou que o Governo do Estado tem interesse em fazer este transporte por cabotagem (transporte marítimo entre portos do país). E que a solução encontrada seria o transporte através de navios cuja capacidade chegaria a 6 mil veículos por viagem. Segundo Cid, o Ceará consome uma média de 6 mil veículos/mês, mas o mercado do Nordeste eleva esse número para 30 mil carros/mês.


Segundo o governador, a Cearáportos (empresa que administra o porto do Pecém) analisa a possibilidade de o Estado adquirir ou utilizar navios da iniciativa privada para este transporte. Seria um navio do tipo Roll-on roll-off (conhecido como ro-ro), específico para o transporte de automóveis. Caso isso ocorra, Cid sinalizou com a possibilidade de redução das tarifas no Porto do Pecém para viabilizar estas operações.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Com um impasse no terreno, reivindicado por um grupo indígena, o projeto da Refinaria Premium II foi requalificado pela Petrobras e agora consta na categoria de projetos em avaliação no plano de negócios da estatal.

 

Rebecca Fontes
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia