[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Confiança para planejar a vida financeira a dois | Economia | O POVO Online
Namoro 12/06/2012

Confiança para planejar a vida financeira a dois

Compartilhar a vida financeira no relacionamento exige muita confiança no parceiro. Mas existem formas para administrar bem o dinheiro sem prejudicar o romance
notícia 0 comentários
Compartilhar
FÁBIO LIMA
Os namorados Michelle Agostinho e Éder Costa estão montando uma clínica veterinária juntos

Muitos casais decidem unir a vida financeira antes de pensar em formalizar o relacionamento. Fica difícil definir onde começam e terminam as fronteiras de um namoro que ainda não virou união estável. Viagens a dois, compra de carro e até de imóveis fazem parte dos planos do casal. Mas até que ponto é bom fazer a união financeira antes da união formal?

 

De acordo com a consultora financeira Louise Lima, os casais veem essa oportunidade como um ensaio para a vida após o casamento. ‘’A união financeira ainda no namoro é positiva para aqueles que têm o mesmo objetivo’’, diz. “O risco é grande, mas experimentar o planejamento é saudável e prepara o casal para experiências mais complexas, como comprar uma casa”, complementa.


É o que pensa Douglas Nobre, 22, namorado de Mithally, 21. Para ele, a relação de confiança que o casal adquiriu ao longo de quatro anos de namoro reflete agora no sucesso profissional dos dois. Impulsionados pelos pais de Mithally, que trabalhavam com vendas, eles resolveram investir no ramo de calçados. No começo, a diferença da carga horária de trabalho entre os dois atrapalhou um pouco e causou pequenos conflitos, que logo os fez entrarem em um acordo, pois é tudo por uma boa causa: a viagem de férias do casal.


Planejamento


Fazer uma planilha é uma das formas de manter a transparência na relação e evitar brigas judiciais no futuro. ‘’Além de ser uma boa ferramenta para o controle do casal, essas planilhas podem servir de prova do que foi acertado’’, comenta Louise. Também é importante uma poupança individual. Assim, para qualquer imprevisto, haverá uma solução. Se o casal tiver planos que precisem de gasto elevado, como uma viagem ao Exterior, é aconselhável manter uma poupança em conjunto, controlada por meio da planilha.


Michelle Agostinho, 25, e Éder Costa, 27, namoram há dois anos e meio e estão montando uma empresa desde fevereiro. Ela tem formação em Medicina Veterinária e ele, em Educação Física. Segundo ela, montar uma clínica veterinária seria um bom negócio para os dois.


O casal tem como sócia a irmã de Michelle. Os gastos necessários para o investimento foi dividido igualmente entre os três.

 

Como


ENTENDA A NOTÍCIA


O escritor Gustavo Cerbasi sugere que manter uma poupança para futuros planos e a união das rendas para arcar com todas as despesas do casal é uma maneira de conquistar o sucesso financeiro.

 

Serviço

 

WisePar Consultoria

Rua Vicente Leite, 884 sl. 116 – Meireles

Telefone: (85) 3081 2411

 

Gustavo Cerbasi

www.maisdinheiro.com.br

Roberta Figueredo robertatavares@opovo.com.br
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia