[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cid quer comprar navio para transportar até 5 mil veículos | Economia | O POVO Online
Cabotagem 05/05/2012

Cid quer comprar navio para transportar até 5 mil veículos

Em cerimônia de lançamento do Pacto pelo Pecém, o governador disse que quer comprarnavio com capacidade de transportar cinco mil veículos. O objetivo é investir em cabotagem, um passo para a indústria automobilística
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
ANDRÉ SALGADO/ESPECIAL PARA O POVO
O governador Cid Gomes anunciou a intenção de compra do navio na Assembleia Legislativa

 

O governador Cid Gomes anunciou projeto de compra de um navio, com capacidade para transportar até cinco mil veículos, para investir em cabotagem - navegação entre portos de um mesmo país. A declaração foi feita ontem na Assembleia Legislativa em cerimônia para lançamento do Pacto pelo Pecém, iniciativa com o objetivo de planejar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).


De acordo com o governador, a Cearáportos será responsável por operar o serviço de cabotagem. O projeto é um passo para a concretização do objetivo do governador de trazer a indústria de automóveis para o Ceará. “Estamos trabalhando pelo sonho de trazer uma montadora de automóveis para o Pecém”.


O presidente da Cearáportos, Erasmo Pitombeira, comentou que a iniciativa está em fase de negociação, sem previsão de investimentos nem de operação.


Enquanto não há definições sobre a chegada de uma montadora ao Complexo, Pitombeira afirma que o navio poderá servir à importação de veículos para o Ceará. “A gente pode começar a operar com o que tem aqui, como GM e Ford”, explica o presidente.


Cid Gomes listou os investimentos em infraestrutura que estão em desenvolvimento ou em prospecção para o CIPP. Dentre eles, está a Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de um hospital metropolitano. Como O POVO antecipou na edição de 22 de março, o Governo está está em negociação com a MPX para a construção de um hospital na área.


Em nota, a MPX confirma que segue em negociação, mas que o projeto depende da apresentação dos planos diretores do CIPP, de São Gonçalo do Amarante e de Caucaia. Sobre a PPP, a empresa informa que é posterior a decisão sobre a gestão do hospital.


Arco Metropolitano

O governador também declarou a intenção de investir em uma PPP rodoviária. O objetivo é a construção de um arco metropolitano que deverá desembocar no Complexo.

 

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, além das obras estruturantes, o movimento para o planejamento do CIPP atrai empresas, sendo usado como argumento de prospecção da Adece. “O Complexo do Pecém tem que ser trabalhado em todas as instâncias e a assembleia está atenta a um dos principais focos de desenvolvimento do Estado”, explica.

 

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA


A declaração sobre cabotagem foi feita na cerimônia de lançamento do Pacto pelo Pecém na Assembleia Legislativa (AL). O Pacto é iniciativa da AL para planejar o Complexo do Pecém, com participação da sociedade.

 

Números

 

1bi

de reais é o investimento das oito empresas que estão no CIPP


36bi

de reais é o investimento das nove empresas em implantação

 

16mil

empregos é a geração das implantadas e em implantação

 

Saiba mais

 

O diálogo

A cerimônia realizada na Assembleia Legislativa (AL) marcou a conclusão da primeira fase do Pacto pelo Pecém (CIPP), com lançamento do documento “Iniciando o diálogo”, que traça o perfil atual da região. O conteúdo foi antecipado pelo O POVO na edição de 18 de março.  

 

A partir dos resultados trazidos pelo documento, o próximo passo é a discussão das problemáticas da área. Dentre elas, está a escolha de um modelo de gestão - privada, pública ou mista.


Iniciativa da Assembleia Legislativa, realizada pelo Conselho de Altos Estudos da Casa, o Pacto pelo Pecém tem como objetivo reunir setores da sociedade para colaborar no planejamento do CIPP.


Presidida pelo deputado Roberto Cláudio, presidente da Casa, a cerimônia teve pronunciamentos do governador e de Eudoro Santana, secretário executivo do Conselho de Altos Estudos da AL. Estavam presentes representantes do setor privado, das comunidades do entorno e dos trabalhadores do CIPP.

 

Nathália Bernardo _
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia