[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Lucro final das livrarias é de 10% dos rendimentos | Economia | O POVO Online
RESULTADOS 30/04/2012

Lucro final das livrarias é de 10% dos rendimentos

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar


Os gastos operacionais das livrarias, como aluguel, mão-de-obra e impostos engolem a maior parte dos lucros das empresas. O lucro final chega a 10% se a empresa for bem administrada, segundo o diretor financeiro da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares.


“O lucro final é por volta de 10% para o proprietário, para a empresa se capitalizar e se modernizar”, destacou. Tavares explicou que o preço do livro é sugerido pelas editoras. Com base nesse valor, é dado um desconto de 40% às livrarias. Cerca de 10% é repassado ao consumidor e os 30% restantes representam a margem das livrarias.


Dentro dos 30% que seriam a margem de lucros, cerca de 60% representam os custos. O lucro bruto da livraria é de 10%, 15%, ou 17% no máximo, de acordo com Tavares. Outro entrave é o lento giro do livro. É necessário de seis meses a um ano para renovar todo o estoque de uma livraria, segundo ele.


Incentivos

O setor de livrarias conta com um benefício fiscal especial desde 2004 com a Lei 10.925/2004, também conhecida como “lei do livro”. A legislação reduz a zero a incidência do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação de livros técnicos e científicos. A receita proveniente da venda de livros técnicos e científicos no Brasil ficaram isentos da incidência da Cofins.

 

Ainda no ano passado, começou a ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se o livro eletrônico também será beneficiado com a imunidade tributária. Dessa forma, não será cobrado imposto sobre a obra intelectual, o que garantirá a difusão do conhecimento. Haverá incidência de imposto apenas sobre a mídia ou produto de armazenamento (CD, DVD, pen drive, notebook etc).


Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Sônia Machado Jardim, o livro tem isenção tributária garantida pela Constituição desde 1946. Em 2004, o Governo Federal resgatou a imunidade ao desonerar a cadeia produtiva do livro do PIS/COFINS. Segundo ela, o setor está aguardando a aprovação do Projeto de Lei 114/10 que atualiza a definição de livro incorporando o formato eletrônico.


“Desta forma, a lei acompanhará a tecnologia tendo em vista que o livro digital já está sendo introduzido no nosso mercado. Essa legislação é fundamental para permitir que o livro eletrônico fique com preço mais baixo que o livro em papel e, com isso, possa competir com as verões piratas que circulam pela internet”, destacou Sônia.

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia