[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Grupo avalia fechamento de agência no DF | Economia | O POVO Online
BNB 21/03/2012

Grupo avalia fechamento de agência no DF

Direção do BNB está com Grupo de Estudo para avaliar situação da agência em Brasília. Até o dia 28 de maio, o resultado sobre o fechamento será divulgado
Compartilhar

A ideia do fechamento da agência do Banco do Nordeste (BNB) em Brasília está sendo avaliada por um Grupo de Trabalho da direção do BNB. É o que informa o Banco. Até o dia 28 de maio, o resultado deve ser divulgado.

 

Autoridades ligadas ao assunto comentam sobre a importância de uma agência em um polo das ações políticas como Brasília e avaliam como negativa a extinção.


O POVO buscou informações sobre a causa do fim das atividades da agência em Brasília, mas não houve resposta para o questionamento. A notícia já repercute em críticas. O senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) questionou o motivo do fechamento. Ele avalia que o BNB deveria ter uma agência “importantíssima” em Brasília, perto do Palácio do Planalto e do ministro da Fazenda.


“Para que essas instituições possam compreender o seu papel, para que não possam perdê-lo de vista nunca e saberem que é uma importante agência de financiamento do progresso e do desenvolvimento da nossa região”, afirmou em pronunciamento no Senado.


Para o presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), José de Medeiros, não há motivo plausível para o fechamento. “Dentro de uma cidade em que estão concentradas as decisões do País, e depois de um estudo técnico que viabilizou uma agência lá, não há justificativa”, comenta Medeiros.


De acordo com ele, se o caso for “ prejuízo” na agência, não é “algo histórico”. Medeiros também trata da questão da abertura de outras agências no Nordeste, anunciada pelo presidente do BNB, Jurandir Santiago.


Na avaliação de Medeiros, a extinção da agência é negativa do ponto de vista operacional e de manutenção política. “O banco é essencialmente estatal, um banco institucional, e não ter uma agência lá é muito prejudicial. Brasília representa o Brasil. É um elo de contato”, diz José de Medeiros.


Para ele, para a realidade da região, era necessário dobrar o número de agências. Desse modo, fechar uma seria ir totalmente na contramão.

 

Nada oficial


A presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), Rita Josina Feitosa, comenta que não há informações oficiais sobre o caso. No entanto, encaminhou ofício para parlamentares e representantes de movimentos sociais. “Os funcionários da agência (Brasília) não querem falar e a gente não tem informações. É como se fosse uma orientação deles de lá”.

 

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA


No Ministério da Fazenda, o comentário era de que a agência de Brasília está tendo prejuízo. No entanto, o resultado deve pesar muito para os funcionários e para os micro e pequenos empresários.

Natalie Caratti nataliecaratti@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
CASTRO 21/03/2012 15:41
É um absurdo estão querendo diminuir o tamanho do BNB. O Nordeste está carente de agências do Banco, O BNB está abarrotado de TERCEIRIZADOS!!! A falta de informação e a incoerência são características negativas desta gestão! Sr. JURANDIR valorização do funcionário começa por contratar CONCURSADO!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia