[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Entretenimento. Netflix quer revolucionar o cinema | DOM. | O POVO Online
vida & arte.dom 31/05/2015

Entretenimento. Netflix quer revolucionar o cinema

Internet se consolida como forma de distribuição de filmes e abre debate sobre estratégias do mercado cinematográfico
notícia 7 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19023, 'email': 'carolkossling@opovo.com.br', 'nome': 'Carol Kossling'}
Carol Kossling carolkossling@opovo.com.br
RODRIGO CARVALHO
O cineasta Glauber Filho acredita na complementaridade das janelas : "Vai depender do público estabelecido para cada produto"
Compartilhar

Assim como aconteceu na indústria da música, os filmes e as séries de cinema e televisão invadiram a internet. A comodidade e a praticidade de assistir a filmes em sites de streaming, ou seja, com apenas um click, sem ter a necessidade de armazenar dados de multimídia no computador, aumentam significativamente a cada dia. A pioneira do setor, Netflix, com 2,2 milhões de usuários no Brasil, de acordo com o último levantamento da empresa de pesquisa norte-americana eMarketer, defende lançamentos simultâneos nos cinemas e na internet e agenda produções nesse formato, a exemplo de O Tigre e o Dragão 2: A Lenda Verde, previsto para estrear em agosto.

 

O modelo tradicional de distribuição de filmes é o lançamento nas salas de cinema, depois de três meses em DVD - que perdeu espaço para VoD (vídeo sob demanda), seguidos de mais três meses para TV paga e um ano para TV aberta. “Esse modelo engessado já era.

 

Normalmente esse padrão funciona para lançamento do chamado filme-evento”, diz Sandro Rodrigues, CEO da distribuidora H2O Films. Ele afirma que a discussão entre produtores, distribuidores e canais está só começando no Brasil.

 

Salomão Santana, curador e programador de cinema do Cine-Teatro São Luiz e do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, concorda que o timing de lançamento precisa ser mais discutido entre exibidores e distribuidores. E acredita que os lançamentos possam ‘andar’ juntos nos cinemas e na internet. “São experiências diferentes”, reflete.

 

Para Salomão, a dimensão sensorial de ver um filme em uma boa sala deve ser levada em consideração e influencia diretamente na percepção do espectador. “Nem sempre é possível ter uma boa conexão ou uma tela com alta qualidade”.

 

Já Sandro Rodrigues acredita que a simultaneidade só seria possível para filmes médios e não grandes sucessos de bilheteria e se posiciona: “A estratégia da H2O será respeitar as janelas, telas em que o espectador assiste o filme ou série, e não de lançar ao mesmo tempo”.

 

O tema é ponderado por Glauber Filho, cineasta e professor do curso de audiovisual na Unifor. “Vai depender do público estabelecido para cada produto”. Ele acredita na tese de que a convergência de diálogo entre cada tipo de conteúdo não fará a outra janela desaparecer.

 

Halder Gomes, cineasta, acha necessárias as novas janelas. “Elas são complementares e produzem conteúdo audiovisual de forma mais rápida e ágil”. Ele acredita que a ordem de apresentação mudará de produto para produto e cita o exemplo do próprio filme, Cine Holliúdy. “Ainda estava nos cinemas quando passou na TV aberta”.

 

Mercado
Para muitos realizadores ainda existe o romantismo de se apresentar na ‘telona’. “O cinema ainda é a maior fonte de receita e de retorno mais rápido com um grande sucesso”, afirma Halder. O grande desafio de quem produz é identificar como se posicionar. “As principais janelas estão no mercado, o único segmento que tende a desaparecer é o de home vídeo”. E complementa: “Todo mundo carrega uma janela nos celulares e tablets”. Em sua percepção, isso serve para escoar a produção que cresceu bastante. Se um filme é muito caro para o cinema, pode passar em outra janela.

 

“Antigamente, a concorrência do audiovisual estava em outros segmentos. Hoje está nas próprias janelas”, conclui.
Salomão é a favor de que os filmes cheguem ao público de internet da forma mais direta possível. “A ampliação da distribuição passa por uma ideia de democratização de conteúdo e as multiplataformas estão crescendo”, observa.

 

Futuro
Para Glauber Filho algumas janelas já estão consolidadas. O que ocorre é uma variação de demanda. “Qualquer experiência é válida, mas é prematuro afirmar qualquer coisa em relação aos vídeos onlines”.

 

Glauber analisa que na web ainda existem fatores geracionais, econômicos e culturais envolvidos, além da questão de produção. “Considero as janelas da web como eventos”. Segundo ele, há uma interrogação para onde irão e de que forma chegarão. “Ainda vai surgir um novo modelo e não o atual”.

 

Já Rodrigues acredita que o VoD vai se transformar num grande canal para consumidores de filmes de artes e outros nichos.

 

Números

 

2,2 milhões é o número de usuários da Netflix no Brasil, segundo o último levantamento feito pela empresa de pesquisas norte-americana eMarketer

 

86,5% é o percentual de internautas brasileiros que assistem a vídeos on demand, de acordo com a pesquisa da eMarketer

 

2011 Foi o ano em que a Netflix iniciou suas operações no Brasil. Em menos de dois anos, o número de usuários atingiu quase 1,9 milhão de pessoas

Compartilhar
espaço do leitor
Francisco José 03/06/2015 09:20
Jas Aso, a Netflix já se pronunciou sobre este problema e já pediu a todos que comunicassem o problema para que fosse possível fazer as correções devidas. Já assino Netflix há 03 anos e nunca tive problemas.
Francisco José 03/06/2015 09:19
Jas Aso, a Netflix já se pronunciou sobre este problema e já pediu a todos que comunicassem o problema para que fosse possível fazer as correções devidas. Já assino Netflix há 03 anos e nunca tive problemas.
Francisco José 03/06/2015 09:19
Jas Aso, a Netflix já se pronunciou sobre este problema e já pediu a todos que comunicassem o problema para que fosse possível fazer as correções devidas. Já assino Netflix há 03 anos e nunca tive problemas.
Eduardo 03/06/2015 08:45
Assino há meses sem nenhum problema qualquer e acho bastante razoável pelo preço.
Jas Aso 03/06/2015 01:23
Isso não boicote, boato ou loroa de WEB: há dois dias assinei NETFLIX de um IPAD e ontem descobri meu cartão de crédito com compra até o limite do cartão feita daqui do Brasil no TARGET dos EUA. Tem alguma treta no ato de assinar NETFLIX.
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>