[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O futebol e os intolerantes | DOM. | O POVO Online
PONTO DE VISTA 16/02/2014

O futebol e os intolerantes

notícia 0 comentários
{'grupo': 'Colunista', 'id_autor': 16339, 'email': 'alanneto@opovo.com.br', 'nome': 'Alan Neto'}
Alan Neto alanneto@opovo.com.br
Compartilhar

Intolerância, preconceito e racismo nos estádios de futebol andam de mãos dadas. Tão íntimos que são que mais parecem irmãos siameses. A grande pergunta que não quer calar é: há cura para tais males?

 

Por mais rígidas que sejam as leis criadas através de regulamentos e normas, é quase impossível curar - quanto mais acabar de vez.


Há vários ângulos da intolerância a serem abordados. Ou, se for o caso, analisados. Um jogador quando sai de campo vaiado é ou não é um ato de intolerância? Claro que é. E, se um estádio todo vaia, como não ficar em frangalhos a autoestima do jogador? Quando as torcidas rivais se xingam, se engalfinham, chegam às raias do crime, é ou não uma intolerância? Sim, é seu grau mais elevado. Tentar que convivam pacificamente e ordeiramente é pregar no deserto e fazer discursos para peixe. Isso está enraizado na alma do torcedor - especialmente dos fanáticos. Coexistência pacífica, pacto de paz, bandeira branca, campanhas institucionais? Quantas não foram feitas (milhares até) sem nenhum resultado positivo. O intolerante é incorrigível. Isso não vem do berço e sim da criação. É lá onde começa a se moldar o ser humano. Com pais radicais e intolerantes, os filhos seguem inexoravelmente a mesma trilha. Há exceções, claro, embora prevaleça a regra.


O intolerante considera-se acima do bem e do mal, acha que as coisas têm que acontecer como ele quer pelo simples fato de entender que só ele é proprietário da razão. Como fica o próximo que se contrapõe a tal postura?


Malhado em ferro frio. Num estádio de futebol, onde mil vozes gritam, xingam, vibram, torcem à sua maneira, a intolerância, o preconceito, o racismo estão lado a lado, especialmente entre as torcidas contrárias. Solução seria então acabar com a rivalidade? Jamais conseguirão. Pelo fato de que futebol sem rivalidade se transformaria num gigantesco, colossal e monumental cortejo fúnebre.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>