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O presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea) no Ceará, Victor Frota Pinto, afirma que é essencial que as universidades tenham, pelo menos, rampas e larguras de portas adequadas, para que o acesso a todas as dependências dos campi seja garantido. “Tudo isso já foi estabelecido por norma”, frisa. O piso tátil para facilitar o deslocamento de quem tem deficiência visual também está na lista de prioridades.
“O problema é que, como todo local público, as edificações são antigas e precisam ser remodeladas. E não é só o reitor querer, envolve muitos recursos e tem de haver orçamento assegurado”, analisa.
“Muitas pessoas, na universidade mesmo, acabam pulando a disciplina de inclusão porque não sentem necessidade, acham que nunca vão trabalhar com isso”, avalia o presidente Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cefed), Jacinto Araújo. Para ele, é inadmissível que escolas e universidades não ofertem o ensino de Libras. Jacinto destaca que o Brasil é um país bilíngue e que a compreensão da Língua Brasileira de Sinais poderia fazer com que os professores praticassem a acessibilidade nas salas de aula.
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