[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Abastecimento de água deve ser normalizado hoje | O POVO
Cagece 02/04/2013

Abastecimento de água deve ser normalizado hoje

Problema técnico estendeu a suspensão do abastecimento de água na Grande Fortaleza de 20 para 33 horas durante feriadão. Cagece promete que recuperação será concluída até hoje
EVILÁZIO BEZERRA
Chafariz foi a solução encontrada por moradores do Curió para lidar com a falta de abastecimento de água
Compartilhar

 

O desabastecimento de água sofrido por muitos bairros de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana durante o feriadão continuou ontem a atingir 5% das residências da Capital. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Fortaleza já tem 95% das residências com abastecimento regularizado. A previsão é que o sistema tenha recuperação total hoje.


O diretor de engenharia da companhia, Antônio José Câmara, afirmou que a expectativa era de que a suspensão do abastecimento durasse 20 horas, das 0h às 20 horas da última quinta-feira. No entanto, um problema técnico no equipamento responsável pelo esvaziamento da adutora provocou um atraso de 13 horas na suspensão do abastecimento, que durou até a manhã da sexta-feira (29).


Após o retorno do abastecimento, Antônio José Câmara avalia que a recuperação do sistema se deu de forma rápida, uma vez que, em casos como esses, podem ser necessários até seis dias para o retorno à condição anterior. Ao paralisar o sistema de distribuição de água, a retomada exige que a água volte a encher e pressurizar a tubulação até a normalização, o que pode levar dias. “O retorno não é imediato como acontece com a energia elétrica”, comparou o diretor de engenharia da Cagece.


Além de trabalhos de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião, a suspensão do abastecimento serviu para a realização de quatro injetamentos para futuras ligações das adutoras que estão sendo construídas.


Sem água


Maria Lucineide Rodrigues mora há três décadas no bairro Curió e nunca usou água da Cagece, somente a que vem do chafariz localizado na frente de casa. Apesar disso, ela comentou que, no feriadão, uma longa fila de vizinhos se formou em busca de abastecimento de água.


Ariadna Abreu mora no Planalto Pici há 40 anos e conta que o feriadão foi de sacrifício para fazer as atividades mais corriqueiras, como cozinhar, lavar louça, tomar banho. Mesmo sem água durante dois dias, uma das torneiras ainda tinha um pouco do líquido, por isso, a família dela e alguns vizinhos exercitaram a paciência para conseguir encher alguns baldes.


Seja comprando por meio de carros-pipa, armazenando com antecedência, contando com a solidariedade dos vizinhos, o morador da Região Metropolitana encontrou uma forma de lidar com a falta d’água. Para alguns, desabastecimento momentâneo; para muitos outros, uma constante que a Cagece continua a indicar solução em breve.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Na última quinta-feira, dia 28, o abastecimento de água para a Grande Fortaleza foi suspenso para manutenção e melhorias no sistema. Ao fim desta segunda-feira, 5% dos bairros da Capital ainda sofriam com a falta de água.

 

Serviço

Cagece

Atendimento: 0800 275 0195

Ouvidoria da Cagece: 3101 1735

undefined

Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br
Compartilhar

Veja também

Tem solução?
espaço do leitor
Zé Bob 02/04/2013 09:20
Uma VERGONHA a administração da CEGECE. Faz um planejamento muito mal feito, prejudica quase 2,5 milhões de habitantes e fica dando desculpas. Vai fazer isso na iniciativa privada...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano