[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Segurança tem aumentado cada vez mais | O POVO
Energia nuclear 02/08/2015

Segurança tem aumentado cada vez mais

notícia 0 comentários
Compartilhar

“A segurança sempre tem sido uma questão que a área nuclear vem considerando, mas todas as áreas vêm melhorando a tecnologia industrial nos últimos anos. Se analisarmos os limites de emissão, de radioativos, tóxicos, químicos, os níveis caíram mais de dez vezes nos últimos anos’, avalia do doutor em Engenharia Nuclear e professor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (Ipen/USP), João Manoel Losada Moreira. Ele lembra que essa busca pela segurança pode ser retratada no passado, quando usinas americanas, na década de 1980, produziam apenas 50% de sua capacidade para monitorar procedimentos como desligamento, parada programada e problemas operacionais.

O chefe do distrito da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) de Fortaleza, Júlio Barreto Cruz, afirma que são apenas 5 km o raio de distância entre usinas nucleares e concentração de população. “A energia nuclear trabalha com um nível de segurança muito alto. Tudo é feito com muito critério e depois de Fukushima ( onde houve um desastre nuclear em 2011), aí é que os critérios aumentaram”, diz.


Na construção das usinas no Brasil, por exemplo, Júlio afirma que cálculos e estudos foram refeitos, principalmente em relação a eventos naturais. “Hoje em dia as usinas são produzidas para efeitos de tornados e, para terremotos, sempre foram”, frisa. (Sara Oliveira)



Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>