[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Você precisa saber... | O POVO
22/03/2015

Você precisa saber...

notícia 0 comentários
KARL-JOSEF HILDENBRAND/DPA/AFP
Compartilhar

BIOLOGIA

INTELIGÊNCIA DAS ABELHAS

As abelhas têm uma grande capacidade de realizar tarefas complexas, como contar ou reconhecer um rosto humano. Esta observação foi feita por uma jovem pesquisadora francesa, que recebeu na última quarta-feira um prêmio por seu trabalho oferecido pela fundação L’Oréal-Unesco “Para as Mulheres e a Ciência”. Após estudos brilhantes, Aurore Avargues-Weber, de 31 anos, pesquisadora da Universidade de Ciências Toulouse (sudoeste) descobriu por acaso o mundo das abelhas durante um estágio. O estalo foi imediato: “Percebi que esses insetos eram capazes de realizar tarefas complexas”, diz com entusiasmo. “E os resultados podem ser percebidos muito mais rapidamente do que em macacos”. O trabalho realizado como parte de sua tese demonstra empiricamente “a grande capacidade de abstração das abelhas: elas sabem contar e reconhecer um rosto”, explica Avargues-Weber. (AFP)

 

ESPAÇO


NUVEM DE POEIRA EM MARTE

Uma aeronave da Nasa que circula por Marte detectou uma poeira misteriosa e uma aurora vibrante, ambos fenômenos inesperados no planeta vizinho à Terra - disseram pesquisadores nesta semana. A sonda da Nasa Maven (Mars Atmosphere and Volatile Evolution, em inglês) detectou a presença de uma aurora em dezembro, que ganhou o apelido de “luzes de Natal”, segundo comunicado divulgado pela agência espacial. “Durante cinco dias, pouco antes de 25 de dezembro, a Maven viu um brilho de aurora ultravioleta abrangendo o hemisfério norte”, disse o comunicado.Com a ajuda da sonda, os cientistas também observaram uma nuvem de poeira incomum cerca de 150 quilômetros acima da superfície do planeta vermelho. A origem da poeira é desconhecida, assim como seu conteúdo e permanência. (AFP)

 

SAÚDE


OMS E A LUTA CONTRA O CIGARRO

A diretora da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu, na última quarta-feira, uma reação internacional para forçar a indústria do tabaco a “fechar as portas”, comemorando o progresso na luta contra o tabagismo em vários países. Durante a conferência mundial sobre “o tabaco ou a saúde” em Abu Dhabi, ela saudou medidas tomadas na Austrália, pioneira na adoção de embalagens neutras para cigarros, e convidou outros países a seguirem o exemplo. Os fabricantes de tabaco “usam todo tipo de tática, como financiamento de partidos e políticos para que trabalhem em seu favor”. De acordo com a OMS, o tabagismo mata uma pessoa a cada seis segundos. (AFP)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>