[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Você tem que saber... | O POVO
06/07/2014

Você tem que saber...

notícia 0 comentários
Compartilhar

CORAÇÃO

MOLÉCULA COMO ALIADA

Uma molécula sintética descoberta por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou, em ensaios pré-clínicos, potencial para se tornar uma aliada no tratamento da insuficiência cardíaca e de outras doenças. Os primeiros testes com humanos, apenas para atestar a segurança do composto, devem ter início no segundo semestre deste ano, com apoio privado. Denominada Alda-1, a droga é capaz de ativar uma enzima chamada ALDH2 (aldeído desidrogenase-2), existente na mitocôndria e essencial para o bom funcionamento de todas as células, inclusive as cardíacas.

 

PÉ GRANDE


CIÊNCIA DESVENDA MISTÉRIO

Para aqueles que acreditam no Pé Grande e no Yeti, também conhecido como Abominável Homem das Neves, a notícia pode ser desanimadora. Cientistas se debruçaram sobre amostras de pelo que teriam sido deixadas pelo Yeti e determinaram que, na verdade, os fios pertenciam a um urso ou uma cabra. Um desapontamento similar espera aqueles que acreditam no Pé Grande, o correspondente norte-americano do Yeti, no Almasty das estepes da Ásia Central, e no Orang Pendek, um hominídeo bípede famoso por vagar nas florestas montanhosas de Sumatra. As evidências, reportadas no Proceedings of the Royal Society B, vieram de um teste de DNA em amostras de pelo atribuídas a “primatas anômalos”, termo neutro usado para as criaturas lendárias.

CO2


SATÉLITE

A Nasa lançou na madrugada da última quarta, 2, um satélite para medir o nível de dióxido de carbono na atmosfera, o gás com maior incidência no aquecimento global. O Orbiting Carbon Observatory-2 (OCO-2) foi lançado a bordo do foguete Delta 2 às 06h56min (de Brasília) da Base Vandenberg da Força Aérea Americana, na Califórnia (oeste dos EUA). O lançamento bem sucedido foi um alívio para a Nasa, após duas tentativas fracassadas em 2009 e 2011, por problemas com o foguete.

 

ALZHEIMER


DIAGNÓSTICO

O Alzheimer agora poderá ser diagnosticado de forma precoce e confiável, graças a novos marcadores biológicos. O estudo foi publicado na revista The Lancet Neurology. Trata-se de uma punção lombar que mostra o nível anormal de proteínas cerebrais no líquido cefalorraquidiano ou de uma tomografia por emissão de pósitrons do cérebro, um exame que permite visualizar a atividade dos tecidos. Embora ainda não haja tratamento eficaz da doença, a detecção precoce deve facilitar a pesquisa.

ESPERMA


ESPERANÇA

Esperma produzido a partir do tecido congelado de testículos de ratos recém-nascidos foi usado para gerar filhotes saudáveis, um feito que traz esperança para homens que ficaram estéreis em consequência de tratamento contra o câncer na infância, anunciaram cientistas essa semana. Em um processo chamado de espermogênese, o esperma foi desenvolvido em laboratório a partir de tecido testicular que tinha sido congelado por mais de quatro meses e depois foi depositado diretamente em células de óvulo imaturas para gerar os filhotes. Os ratinhos nasceram saudáveis e capazes de se reproduzir na idade adulta, anunciaram os cientistas japoneses, autores do estudo, em artigo publicado na revista Nature Communications.

> TAGS: você tem que saber
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>