[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Da meditação à catarse por meio do riso | O POVO
YOGA DO RISO 14/04/2013

Da meditação à catarse por meio do riso

Compartilhar

Yoga como um caminho para despertar a inteligência emocional e a identidade do divino que existe em cada um, construção de plenitude. Para o professor de yoga e psicomotricista Maurício Salem, uma das formas de acessar essa plenitude é através da desconstrução da lógica e sua posterior reorganização. Por isso, o riso, que auxilia nesse processo é uma metodologia usada dentro da meditação dinâmica.

 

Ele comenta que, através da prática, as pessoas vão se conhecendo, percebendo seus primeiros pensamentos, aqueles que influenciam no humor e nas ações. E, com a prática gradual, a inteligência corporal é trabalhada, acessando os campos de memória de dor e prazer.


Professor de yoga, Maurício lembra que introduziu o riso nas aulas de algumas turmas de Hatha Yoga que não tinham uma mesma resposta para a meditação, seguindo uma linha experimental. Com tal método, ele buscava a orientação do pulso criativo dos praticantes através da catarse por meio do riso e, posteriormente, passava para as etapas de meditação e contemplação.


Atuando no Rio de Janeiro, mas realizando formações e cursos por todo o Brasil, Maurício Salem comenta que, ao longo dos anos, restrições à prática também foram sendo descobertas. Segundo ele, portadores de cardiopatias não podem participar pela aceleração do ritmo cardiorrespiratório provocada. Outros casos são pessoas com histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com transtorno bipolar e pessoas em véspera da tomada de grandes decisões ou provas.


Segundo Maurício Salem, é importante que a pessoa se sinta à vontade para a prática, pois ela exige uma entrega por parte do praticante. Ele comenta que o impacto das sessões costuma durar até dois dias no corpo, com um bom humor predominante. O indicado, segundo o professor, é realizar a prática no fim do dia. (Samaisa dos Anjos)

> TAGS: riso catarse yoga
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>