[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Projeto de lei propõe coleta seletiva de lixo | Ceará | O POVO Online
MEIO AMBIENTE 26/07/2012

Projeto de lei propõe coleta seletiva de lixo

Compartilhar

A deputada estadual Bethrose (PRP) propôs na Assembleia Legislativa do Ceará projeto de lei que determina a obrigatoriedade da implantação da coleta seletiva de lixo em condomínios, estabelecimentos comerciais e industriais, escolas e órgãos públicos. Segundo a deputada, o objetivo do projeto é fortalecer práticas mais conscientes de preservação do meio ambiente. O estabelecimento que desrespeitar a lei ficará sujeito à multa e suspensão do alvará de funcionamento ou licença ambiental. O projeto segue em tramitação na Assembleia Legislativa.

 

A proposta se relaciona, no âmbito federal, com o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos dos municípios e estados brasileiros, que deve indicar como será feito o manejo do lixo em cada localidade do país. O plano faz parte da lei n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil produz, em média, 90 milhões de toneladas de lixo por ano. Desse montante, a maioria é disposta a céu aberto, em lixões, sem nenhum tipo de controle da poluição. Essa prática contribui para a degradação do meio ambiente por meio da contaminação do ar e das águas, causando malefícios à saúde da população.


Bethrose defende que a coleta seletiva e a reciclagem do lixo são atividades que aproveitam os resíduos urbanos de forma a reduzir os custos e os danos ambientais decorrentes do armazenamento de lixo, além de poupar o uso de recursos naturais utilizados com matérias-primas e propiciar a geração de emprego e renda para a população desempregada. “A coleta é o início do processo de valorização daquilo que é desprezado. Muitas pessoas sobrevivem da coleta desse tipo de material”,defende a parlamentar. (MS)

Marina Solon politica@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Thiago Dias 26/07/2012 19:15
É preciso com isso, ou incentivar a iniciativa privada nesse segmento e com isso, gerar emprego e condições dignas de trabalho, ou então, profissionalizar as gestões das cooperativas, senão, será só mais um "faz de contas" escrito nas leis.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Mirtes 26/07/2012 09:02
Excelente idéia! precisamos socorrer o planeta que está quase morrendo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>