[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Henrique Pizzolatto é trazido de volta ao Brasil pela Polícia Federal | O POVO
Mensalão 23/10/2015

Henrique Pizzolatto é trazido de volta ao Brasil pela Polícia Federal

Extraditado pelo governo da Itália, ex-diretor do Banco do Brasil cumprirá pena na Papuda, em Brasília
notícia 0 comentários
JOSÉ CRUZ/ABR
Henrique Pizzolatto tentou cumprir a pena na Itália, mas o governo de lá recusou seu pedido e aprovou extradição
Compartilhar

O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolatto embarcou em Milão, por volta das 18h40min (horário de Brasília) de ontem, rumo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo O voo que o trouxe atrasou aproximadamente 50 minutos. Com isso, Pizzolatto deve chegar em solo brasileiro por volta das 6h30min desta sexta-feira, também no horário de Brasília.

 

De Guarulhos, Pizzolato será levado num avião da PF rumo a Brasília, onde deve aterrizar às 8h30min para fazer exames corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal). Em seguida, o ex-diretor do Banco do Brasil irá para a Penitenciária da Papuda, unidade em que cumprirá o restante da pena de 12 anos e 7 meses por participação no escândalo do mensalão. A equipe de policiais federais encarregada de escoltá-lo é formada por um delegado, dois agentes e uma médica.


Nesta quinta venceu o prazo de quinze dias determinado pelo ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando, para liberar o ex-diretor do Banco do Brasil à Polícia Federal. Orlando comunicou o adiamento da extradição no último dia 6, data em que a Corte Europeia de Direitos Humanos rejeitou o recurso de defesa de Pizzolato para que ele cumprisse pena na Itália.


A decisão do ministro italiano atendeu a pressões de senadores daquele país, que ingressaram com um requerimento de urgência cobrando explicações de Orlando. O ministro havia declarado à imprensa local que extradição era inevitável.

 

“Bem razoável”

Responsável pelo presídio da Papuda, o secretário João Carlos Souto garante que o local onde ficará o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato “é bem razoável” para os padrões do sistema penitenciário brasileiro. Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Distrito Federal, Souto reconhece os problemas, como superlotação, mas afirma que os funcionários da unidade não veem uma rebelião há cerca de dez anos.

 

“Não vou dizer que é um hotel cinco ou quatro estrelas, mas as condições são razoáveis”, compara.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>