[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ceará e Piauí têm maiores índices de avanço no ensino fundamental | O POVO
Ideb 15/08/2012

Ceará e Piauí têm maiores índices de avanço no ensino fundamental

Entre 2009 e 2011, Ceará foi estado que mais superou a própria meta, entre todo o Brasil, chegando ao maior Ideb da região Nordeste
RODRIGO CARVALHO, 26/5/2008
Enquanto as primeiras séries mostram resultados notáveis, ensino médio apresenta estagnação, segundo o MEC
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Os estados do Ceará e Piauí foram os que obtiveram os maiores crescimentos no índice que mede a qualidade na educação no ensino fundamental (até o 5º ano) do Brasil. É o que diz o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), divulgado ontem pelo Ministério da Educação.

 

As duas unidades da Federação nordestinas conseguiram superar as próprias metas em quase 1 ponto. O Ceará precisava chegar a 4,0 pontos, e conseguiu 4,9. Já o Piauí, que tinha o objetivo de alcançar 3,6 pontos, chegou a 4,4.


O resultado considera escolas públicas e privadas. Extraindo-se as escolas particulares, a nota cearense cai, mas permanece, ainda, em 4,7, para uma meta de 3,6. Ou seja, mantém 0,9 de superação.


No geral, em todo o Brasil, o ensino fundamental em seus anos iniciais obteve em 2011 o desempenho esperado para essa etapa de ensino em 2013.


Em 2011, a nota dos anos iniciais do ensino fundamental foi 5, superando em 0,1 a nota prevista para 2013 (4,9). A meta deste ano era 4,6 - já alcançada em 2009.


O Ideb é um indicador que avalia a qualidade da educação básica no país com base em dois critérios: os percentuais de aprovação dos alunos e o aprendizado dos estudantes, medido por meio de testes em matemática e português.


Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a redução das diferenças entre as regiões do país. “Nós estamos reduzindo um pouco as assimetrias.


Todos os Estados conseguiram atingir as metas definidas para cada uma das unidades da federação. Apesar do resultado positivo, as diferenças regionais permanecem. Nenhum Estado das regiões Norte e Nordeste, por exemplo, obteve uma nota igual ou superior à média nacional.

 

Médio estagnado

Já o ensino médio, ainda segundo o Ideb, ficou estagnado, entre 2009 a 2011. Significa dizer que faltou evolução significativa da qualidade do setor.

 

Em 2009, o Ideb das escolas de ensino médio da rede pública era de 3,4, o que correspondia à meta prevista para o setor dois anos depois, em 2011.


Nesse ano, o índice permaneceu inalterado. A média dos alunos do terceiro ano do ensino médio público em Português e Matemática, disciplinas consideradas na avaliação, de dois anos para cá ficou muito próxima.


Em Matemática, os estudantes obtiveram pontuação de 265,38, numa escala de zero a 500. Em Português, foi de 261,38. (das agências de notícias)

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


Recebido com entusiasmo, o fato de o Estado do Ceará ter despontado no ensino fundamental representa o desafio em manter a performance nas séries seguintes, para a educação melhorar efetivamente.

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espaço do leitor
KERG 15/08/2012 21:28
Algumas Escolas os professores são refens dos alunos e até dos pais.
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KERG 15/08/2012 21:25
É, quando se trata de Ensino Fundamental I a coisa anda um pouquinho mas quando se trata de Fundamental II e Ensino Mádio o bicho pega, por que será? A familia acompanha a educação dos filhos atá o 5º ano daí pra frente o luno já tem 11 anos só faz o que quer
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ROB 15/08/2012 11:09
Pesquisa mentirosa! Em época de eleição aparece cada uma...
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Mile 15/08/2012 10:21
ah tá!
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