[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Críticos definem o texto como "fracasso colossal" | Brasil | O POVO Online
RESULTADOS 20/06/2012

Críticos definem o texto como "fracasso colossal"

Compartilhar

Ambientalistas presentes ao Riocentro chamaram de “fracasso colossal” o rascunho final do texto da Rio+20 e afirmaram que a conferência “pode acabar antes de começar”. “Dois anos e uma madrugada de negociações depois, os diplomatas no Rio decepcionam o mundo”, afirmou Jim Leape, diretor-geral do WWF.

 

Segundo ele, faltou visão e liderança aos diplomatas. “Eles deveriam ter vergonha de sua incapacidade de encontrar consenso em um tema tão crucial”. O texto brasileiro apenas reafirma os compromissos firmados 20 anos atrás, na Eco-92, e não faz avanços significativos na agenda de desenvolvimento sustentável, à exceção do acordo em torno de lançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


O texto sobre oceanos, que o Brasil esperava ver como um dos principais resultados da conferência, foi piorado em relação à versão anterior, afirma Matthew Gianni, da ONG High Seas Alliance. Havia consenso em lançar “o mais rápido possível” um acordo de implementação da Convenção da ONU sobre a Lei do Mar que protegesse a biodiversidade marinha em áreas além da jurisdição nacional, agora “só diz que vamos esperar até 2015 para tomar a decisão”, afirma Gianni. “De duas uma: ou o Brasil está dando aos EUA o que eles querem ou mudou de propósito (para forçar uma mudança por outros países)”, disse Gianni.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>