[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Universitário registrou revolta de cearenses contra Hitler | Brasil | O POVO Online
Memória 23/05/2012

Universitário registrou revolta de cearenses contra Hitler

Há 70 anos, voava do Ceará um B-25J para responder a ataques de submarinos alemães e italianos contra navios no litoral brasileiro. O POVO destaca a história deThomaz Pompeu, testemunha desses dias de medo
notícia 0 comentários
Compartilhar
EDIMAR SOARES
Thomaz Pompeu Gomes Matos, 93, fotojornalista involuntário e dono de imagens exclusivas sobre a II Guerra em Fortaleza

As repercussões sobre o bombardeio de navios brasileiros, há 70 anos, na costa do Nordeste por submarinos alemães e italianos reverberaram nas “províncias” litorâneas. Fortaleza, apesar da dificuldade de receber notícias de fora, estava uma pilha com a boataria na praça do Ferreira. Experimentava apagões contra a possível ameaça de ataques aéreos e sofria também com o encarecimento e falta de produtos vindos de fora.

 

Tanto disse me disse, manchetes sensacionais da Reuters e cortinas de fumaça sobre o interesse norte-americano da entrada do Brasil (de Getúlio) na II Guerra reinventaram o “medo” entre os fortalezenses. Um assombro registrado pelas lentes do hoje advogado aposentado Thomaz Pompeu Gomes de Matos, 93. Um personagem que passou para a história como um dos principais fotojornalistas involuntários do Brasil. São deles as imagens exclusivas do quebra-quebra de 1942.


E foi assim... O então universitário Thomaz Pompeu, com uma Kodak na mão, captou o estado de nervos do cearense por causa da temida invasão de Hitler e seus aliados na costa nordestina. A sensação de acuamento cresceu a partir de 22 de maio de 1942, quando um submarino italiano torpedeou, segundo o governo brasileiro, o navio Comandante Lyra em Fernando de Noronha (PE). Quatro dias depois, um avião B-25J voou do Ceará para disparar contra o submersível Barbarigo.


Mas, em terra firme, nas ruas do pequeno Centro de Fortaleza, explodiu uma guerra (desigual) entre nativos e forasteiros. No dia 18/8 de 1942, três meses após o primeiro bombardeio em águas nordestinas, rebentou uma ira contra alemães, espanhóis, japoneses e italianos estabelecidos no Ceará. Quem tinha comércio no caminho por onde a turba passou, não guarda retratos em álbuns.


Ao O POVO, Thomaz Pompeu descreveu a cena também em legendas. No dia 18, celebrou-se uma missa pela alma de 629 brasileiros mortos nos navios que foram a pique. Da igreja do Patrocínio, uma multidão se deslocou à Faculdade de Direito e depois à Coluna da Hora, na praça do Ferreira.


Thomaz Pompeu recorda que em meio a discursos contra a “covardia alemã” e pedidos de “morte a Hitler e seus asseclas”, eis que alguém grita que estavam “quebrando a padaria do espanhol (dos Rattacazo)”. Daí, descreve, “o povo corre em direção à Pedro Borges com General Bizerril. Foi o início do quebra-quebra”.


O testemunho fotográfico de Thomaz Pompeu deu conta de incêndio e saques contra quem tivesse nacionalidade do Eixo e simpatizantes. “Percorri todo o movimento do povo, quando foram quebradas e incendiadas várias casas comerciais: A Pernambucana (de alemães), Casa Veneza (italianos), Consulado alemão, padaria do espanhol, Camisaria Álvaro, Jardim Japonês da família Fujita. Dizem que o velho Fujita se escondeu dentro da cacimba de seu jardim, que ficava na Bezerra de Menezes”, relembra seu Thomaz. 

 

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


O personagem desta história, Thomaz Pompeu Gomes de Matos tem 93 anos e é filho do advogado Raimundo Gomes de Matos e Lea Pompeu. O pai de Thomaz dá nome à principal avenida situada no bairro Montese, em Fortaleza

 

Multimídia


Os 70 anos do “Batismo de Fogo” do Brasil na II Guerra Mundial foi o “Tema do Dia” na cobertura de ontem do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP). Confira:

 

Para ver - O Portal O POVO Online montou uma fotogaleria com imagens das aeronaves utilizadas no conflito. http://bit.ly/LcpU9A

 

Para ler - Edições históricas do O POVO mostram a cobertura da II Guerra Mundial. http://bit.ly/Kk75nn

 

Para ouvir - Em entrevista ao programa Grande Jornal, da rádio O POVO/CBN (AM 1010), o coronel reformado da aeronáutica Sued Lima falou sobre a efeméride. Também na rádio, o professor de história André Rosa conversou com a equipe do programa Revista O POVO/CBN. http://bit.ly/LkIlM1

Demitri Túlio demitri@opovo.com.br
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>