[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Greve deve deixar 520 mil pessoas sem transportes | Brasil | O POVO Online
Metrôs e trens 15/05/2012

Greve deve deixar 520 mil pessoas sem transportes

As cidades atingidas hoje pela paralisação sobre trilhos são Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Cerca de 520 mil passageiros de metrôs e trens urbanos administrados pelo Governo federal devem ficar sem transporte em cinco capitais hoje. Metroviários já cruzaram os braços em Belo Horizonte e prometem paralisar as atividades em Recife, Natal, João Pessoa e Maceió. A categoria protesta contra a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de se negar a reajustar os salários.

 

Francisco Colombo, presidente da companhia, disse que segue uma determinação do Governo federal: “A orientação até agora é negociação zero em termos de salário. É para, neste ano, conter despesa”, declarou. Ele afirmou ainda que tentará negociar com o Ministério das Cidades. A principal reivindicação é a reposição da inflação, reajuste de 5,1%.


Os trabalhadores também reivindicam gratificação de desempenho por passageiro transportado, pagamento integral de plano de saúde e adicional noturno de 50%.

 

Minas Gerais


Em Belo Horizonte, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários (Sindimetro-MG) calcula que de 210 mil a 230 mil passageiros vão ser afetados pela paralisação. Na capital mineira, durante a manhã de ontem, nenhuma das 25 composições circulou e as 19 estações do metrô nem chegaram a ser abertas.


Para tentar reduzir os transtornos, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Minas expediu liminar determinando que os trabalhadores mantenham 100% de funcionamento em horários de pico, mas, até a noite de ontem, metroviários e representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ainda tentavam chegar a acordo na sede da Justiça trabalhista.


No Recife, a greve pode atingir 270 mil usuários. Em Natal, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias (Sintefern) pede ainda que os trens que estão parados desde outubro, três dos quatro existentes- voltem a operar.


Com a greve, cerca de 3.500 pessoas devem ficar sem condução. Em João Pessoa e em Maceió, cerca de 10 mil pessoas vão ser prejudicadas. (da Folhapress)

 

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

 

Em Belo Horizonte, por causa da paralisação, iniciada à 0h de segunda-feira, o trânsito de veículos ficou completamente congestionado até em vias de acesso a municípios vizinhos.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>