[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ministra chora ao saber da condenação do assassino de Eloá | O POVO
Reação 18/02/2012

Ministra chora ao saber da condenação do assassino de Eloá

Eleonora Menicucci declarou em Genebra que a sentença contra Lindemberg é uma grande notícia para o Brasil e para as mulheres. A ministra está na cidade suíça participando de sabatina sobre a situação feminina no Brasil
Compartilhar

Conhecida como durona, tendo participado da resistência contra o regime militar e até pela denúncia de torturada na prisão, a nova ministra de Secretaria de Políticas para a Mulher, Eleonora Menicucci, não segurou sua emoção. Ela chorou ontem numa sala de reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU), ao ficar sabendo da pena a que foi condenado Lindemberg Alves Fernandes, em Santo André (SP).

 

A ministra está em Genebra, na Suíça, onde participou de uma sabatina da ONU para avaliar a situação das mulheres no Brasil. Uma das questões foi o tema da violência contra o sexo feminino, apontada por perícias internacionais como problema que ainda afeta o País.


Ao ser informada sobre a condenação na quinta-feira passada de Lindemberg a 98 anos e 10 meses de prisão por 12 crimes, entre os quais a morte da ex-namorada Eloá Pimentel, após o maior cárcere privado já registrado na história do Estado de São Paulo, em 2008, a ministra não se conteve: “Que grande emoção. Que grande vitória!”, declarou Eleonora, antes de ser amparada. “Isso é uma grande notícia para o Brasil e para as mulheres”, disse, fechando os punhos e comemorando.


Na sabatina, a ministra insistiu que a agressão contra as mulheres “precisa ser punida” e colocou como uma de suas metas justamente o avanço do acesso à Justiça: “O Brasil tem muito caminho ainda para dar justiça às mulheres. Mas estamos comprometidos a seguir esse caminho”, declarou Eleonora. Ela insistiu na importância da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na semana passada, determinou que artigos da Lei Maria da Penha não ofendem o princípio da igualdade.


Pela lei, uma queixa em relação à violência contra o sexo feminino deve ser aceita por um tribunal, mesmo que a vítima retire a queixa.

 

Pena parcial


Apesar de condenado a 98 anos e 10 meses de prisão por 12 crimes, entre os quais a morte da ex-namorada Eloá, Lindemberg, de 25 anos, poderá pedir a progressão para o regime semiaberto daqui a 21 anos.


De acordo com advogados criminalistas, condenados por crimes hediondos, no caso do homicídio e das tentativas de homicídio qualificados imputados a Lindemberg, podem pedir a progressão de regime após o cumprimento de dois quintos da pena.


No regime semiaberto, os sentenciados saem da penitenciária de regime fechado e vão para uma colônia agrícola ou industrial. Em alguns casos, a ausência de colônias faz com que os presos sejam beneficiados com o regime aberto.


Além disso, os outros crimes aos quais ele foi apenado permitem o pedido a partir de um sexto da pena. Pelos cálculos dos advogados, a progressão seria possível apenas após 27 anos de prisão. Mas como ele já ficou preso por mais de três anos, poderá fazer o pedido à Justiça descontando esse tempo. (da Folhapress)

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A inesperada reação da ministra da Mulher justifica-se pela pressão que há sobre o Pais em relação à forma como combate a tragédia nacional da violência doméstica. É bom, ainda, que Menicucci mantenha sua capacidade de se indignar, condição para que se continue a buscar a solução.

Compartilhar
espaço do leitor
Mendes Júnior 19/02/2012 07:41
Acredito na seriedade de um choro e na sobriedade de um administrador público. Condenável aquilo que o jovem cometeu, mas não nos permite, o bom senso, comemorar como uma "grande vitória" o destino que ele vai ter. Ministro de Estado, na minha opinião, não deveria ter tal comportamento.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Metodologia Cientifica 18/02/2012 20:18
Os estudo psiquiátricos de Foucault dizem que o choro é proveniente de alguma culpa. Mas Freud e Spinoza sabiam que: "Nem rir nem chorar, compreender".
Este comentário é inapropriado?Denuncie
roberto soares 18/02/2012 20:09
"Nem rir nem chorar, compreender" (Spinoza)
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Cumbia Cumbero 18/02/2012 18:10
O biltre assassino,matou por perversidade a linda jovem,atirou para matar outra,e ameaçou até a polícia,deveriam envia-lo para um presídio na Honduras,la a coisa é quente.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
SÉRGIO ROCHA LIMA 18/02/2012 12:17
E num chora pelos milhões de inocentes que ela apóia serem mortos pelo aborto liberado!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>