[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Presidente do Inep deixa o cargo | Brasil | O POVO Online
Educação 27/01/2012 - 01h30

Presidente do Inep deixa o cargo

Além de Malvina, que pode ser substituída por Luiz Cláudio Costa, também deixa o MEC Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica

O Ministério da Educação (MEC) teve ontem a primeira mudança na sua cúpula sob o novo ministro Aloizio Mercadante, com a saída de Malvina Tuttman da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A saída da professora, ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), foi decidida em Brasília em reunião com Mercadante. 

 

Em uma nota no site do Inep na Internet, Malvina afirmou que viveu intensamente o órgão e aprendeu o valor de ser uma “inepiana”. O principal cotado para assumir a sua vaga é Luiz Cláudio Costa, atual secretário de Ensino Superior do MEC. Posteriormente, a secretária de Educação Básica do ministério, Maria do Pilar Lacerda, informou que também está deixando o cargo. Ela adiantou que será substituída pelo membro do CNE, Cesar Callegaria.


Malvina Tuttman completou este mês um ano à frente do Inep. A professora assumiu o cargo para tentar corrigir problemas na realização do Enem e do Sistema de Seleção Único (Sisu), que usa o exame como critério para selecionar os candidatos para as instituições públicas de ensino superior.


A edição do Enem antes de sua posse havia apresentado uma série de falhas na impressão das provas. O Sisu também apresentou problemas de lentidão no momento da inscrição e alguns candidatos conseguiram acessar pela Internet dados dos concorrentes, o que o Ministério Público Federal classificou como vazamento.


Poucos meses depois de Malvina assumir o cargo, o Inep anunciou que seriam realizadas duas edições do Enem em 2012, uma delas no primeiro semestre, além da outra tradicionalmente realizada em outubro. Uma portaria do órgão estabeleceu inclusive as datas para o exame do início do ano: 28 e 29 de abril.


O então ministro Fernando Haddad, que saiu do MEC para concorrer à Prefeitura de São Paulo, enfrentou há uma semana o desgaste de anunciar o cancelamento do exame. Além disso, foi na gestão da professora Malvina que alunos do colégio Christus tiveram acesso antecipado a 14 questões do Enem. (da agência Folhapress)


Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A saída de Malvina foi uma decisão direta do ministro Mercadante. Foi chamada pela pelo MEC como "mudança própria de uma nova gestão". Ela é a terceira titular a deixar o órgão responsável pelo Enem desde 2009, quando o exame se transformou em vestibular.

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>