[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dez ficam feridos em protesto contra o prefeito de São Paulo | O POVO
Confronto 26/01/2012

Dez ficam feridos em protesto contra o prefeito de São Paulo

Quando o prefeito de São Paulo escapulia pelos fundos da catedral, o templo foi cercado no protesto. Os feridos foram cinco manifestantes e cinco policiais
Compartilhar

Um protesto contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), terminou ontem num confronto com a Polícia Militar na praça da Sé, no Centro da cidade. Pelo menos 10 pessoas ficaram machucadas, cinco policiais e cinco manifestantes. Ninguém foi preso. O tumulto começou por volta das 11h30min locais de verão, logo após o fim da missa de aniversário de 458 anos da cidade.

 

Cerca de 600 pessoas aguardavam o prefeito, com bandeiras e faixas de protesto, na frente da escadaria da Sé. Entre eles estavam integrantes de movimentos sociais, de partidos como Psol e PSTU, além de moradores de bairros afetados por grandes obras e ações da Prefeitura, como Jabaquara, Butantã e Santa Ifigênia. Ao perceberem que Kassab tentava deixar a catedral pela saída dos fundos, muitos deles deram as mãos e cercaram o santuário.


Vários gritavam “assassino!” e “fascista” para o prefeito. Seguranças tiveram de cercar Kassab para que ele pudesse entrar no carro, logo atingido por uma chuva de ovos. O veículo também foi alvo de socos e pontapés. Um rapaz quebrou o cano de PVC usado como mastro de bandeira no capô do carro oficial. Um segurança de Kassab levou um chute e caiu.


Foi quando a PM que, com a confusão, aumentou seu efetivo de 50 para 70 homens no local, começou a usar bombas de efeito moral e gás de pimenta para dispersar o protesto. Os manifestantes reclamavam principalmente das ações policiais na Cracolândia, na favela do Moinho e na reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos.


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) também era esperado na missa, mas deixou de comparecer e foi representado pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD). Mas não escapou de ser xingado pelos manifestantes, assim como a própria PM. Procurados, nenhum dos dois se manifestou.


Já o comandante de Policiamento de Área Centro, coronel Pedro Borges de Oliveira, disse que nenhum ferido procurou a PM para ser levado ao hospital. “Em razão da nossa presença, aconteceu um dano mínimo. A operação teve êxito para esse momento de crise que aconteceu lá”. declarou. (das agências)


Como


ENTENDA A NOTÍCIA


Os manifestantes que protestaram ontem na praça da Sé atiraram ovos contra carros de autoridades que participaram da missa de homenagem ao aniversário de São Paulo.Os manifestantes cercaram e chutaram o carro que era usado por Kassab.

Compartilhar
espaço do leitor
JC. 26/01/2012 09:05
A polícia foi criada para proteger a elite de seus desmandos e atrocidades contra o povo. Mas nós somos a maioria, somos os 99%; e indo pro 'fronte' não tem pra ninguém. Basta! O movimento pela transformação desse estado podre e não haverá recuo enquanto não for estabelecido a democracia REAL!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
JC. 26/01/2012 08:58
É isso aí! Vamos pra cima!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
EUUUUUUUUUUUUUUU 26/01/2012 05:15
DEVERIAMOS DIZER QUE O PREFEITO OU A PREFEITA FOI ATINGIDO POR UMA CHUVA DE OVOS????????????
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>