[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sobrepeso e obesidade são maiores entre crianças de 5 a 9 anos | Brasil | O POVO Online
Alerta 26/01/2012 - 01h30

Sobrepeso e obesidade são maiores entre crianças de 5 a 9 anos

O sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas que estão nessa faixa etária. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos garotos e entre 11,8% das garotas. O Bolsa Família influi no excesso da balança

Números divulgados ontem pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), com base em dados do IBGE, revelam aumento do percentual de crianças com sobrepeso e obesidade no Brasil, principalmente na faixa de cinco a nove anos de idade. Os números referem-se a levantamento de 2010.

 

O sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas nessa faixa etária. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos garotos e entre 11,8% das garotas. De acordo com a presidente do Departamento de Obesidade da Sbem, Rosana Radominski, esse quadro é alarmante.


Já entre as crianças a partir de 10 anos e jovens de até 19 anos, o excesso de peso atinge 21,7% do total dos meninos e a obesidade, 5,9%. Entre as garotas nessa faixa etária, 15,4% mostravam sobrepeso e 4,2%, obesidade. “Houve um aumento muito grande nesse grupo de crianças quando a gente considera o período de 1989 para 2009”, observou a médica. De acordo com os dados, o sobrepeso nessa faixa etária atingia 15% dos meninos em 1989 e 11,9% das meninas. Já a obesidade tinha 4,1% de índice entre os meninos naquele ano e 2,4%, entre as meninas de 5 a 9 anos.


A especialista observa também a influência de programas assistenciais, como o Bolsa Família, na mudança dos hábitos alimentares. Com mais dinheiro, famílias estão adquirindo maior quantidade de alimentos e não necessariamente os mais saudáveis. Segundo ela, há atualmente maior ingestão de açúcar, alimentos gordurosos e industrializados, em vez de alimentos naturais. (das agências)

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Brasil e a China são os países em que a obesidade está aumentando de forma mais rápida no mundo. Se não houver programas do governo e mobilização social para combater o problema, a tendência é que o número de obesos no País cresça mais.

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>