[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Presidente eleito do México se compromete a combater corrupção | O POVO
NIETO 10/09/2012 - 16h45

Presidente eleito do México se compromete a combater corrupção

O presidente eleito prometeu que fará um governo conforme os tempos modernos, aberto e transparente
AFP
Enrique Peña Nieto
Compartilhar

MÉXICO, 10 Set 2012 (AFP) - O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), apresentou esta segunda-feira, 10, uma iniciativa de reforma para fortalecer a transparência, cumprir convênios internacionais sobre a questão e combater a corrupção, um dos maiores problemas que o país enfrenta.

"É um projeto de reforma que nos põe em sintonia com as convenções internacionais e alinhados com países cujas práticas no serviço público são reconhecidas por sua abertura e transparência", disse Peña Nieto em reunião pública com senadores do seu partido.

Peña Nieto, um advogado de 46 anos, assume a Presidência do México em 1º de dezembro, levando de volta ao poder o PRI, que governou o país entre 1929 e 2000 e é acusado por seus críticos de corrupto e autoritário.

O presidente eleito prometeu, no entanto, que fará um governo conforme os tempos modernos, aberto e transparente, razão pela qual apresentou a iniciativa de reforma do artigo 6 da Constituição mexicana a fim e dar plena autonomia ao Instituto Federal de Acesso à Informação.

"Estou convencido de que com este projeto avançaremos na construção de um governo democrático, eficaz e honesto, que requer a transformação do nosso país", disse Peña Nieto.

Atualmente, o Instituto é um organismo descentralizado do governo, cujas decisões não são de caráter vinculante.

Um dos aspectos da reforma proposta por Peña Nieto é que, se aprovada, corresponderia à Suprema Corte de Justiça determinar se mantém na reserva algum tipo de informação considerada de segurança nacional.

Atualmente, é frequente que o Executivo se recuse a repassar informação solicitada pelo Instituto com o argumento de que são dados relativos à segurança nacional.

Peña Nieto foi declarado presidente eleito do México em 31 de agosto passado, após o Tribunal Eleitoral, em decisão unânime e inapelável, descartar uma reivindicação da esquerda para que a eleições de 1º de julho fossem consideradas inválidas.

A esquerda acusa ao PRI de ter comprado pelo menos cinco milhões de votos com recursos públicos e inclusive de procedência ilícita.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>