[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] AFP - Igreja resistirá ao 'poder destrutivo', diz Bento XVI a 44 arcebispos | O POVO
PEDIDO 29/06/2012 - 10h11

Igreja resistirá ao 'poder destrutivo', diz Bento XVI a 44 arcebispos

Compartilhar

CIDADE DO VATICANO, 29 Jun 2012 (AFP) - O papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira a 44 novos arcebispos do mundo inteiro reunidos no Vaticano que respeitem a "comunhão" em torno dele, afirmando que o "poder destrutivo do mal" não prevalecerá na Igreja católica.

O pontífice de 85 anos entregou o pálio, um manto de lã branca, aos arcebispos nomeados desde janeiro, como em todos os anos durante a festa de São Pedro e São Paulo, feriado em Roma.

Bento XVI evocou as relações do apóstolo Pedro, o primeiro Papa, e de Paulo, um ex-perseguidor dos cristãos que se converteu em grande evangelista, no que poderia ser considerada uma análise da Igreja católica atual.

Num momento em que o peso excessivo dos italianos na cúria é considerado uma das razões do escândalo "Vatileaks", os arcebispos reunidos na basílica de São Pedro, muitos deles cardeais ou futuros cardeais, mostravam a imagem universal da Igreja: sete brasileiros, quatro filipinos, africanos, alguns ainda na casa dos cinquenta anos.

"Pedro e Paulo, embora humanamente muito diferentes, e apesar dos conflitos que não faltaram, realizaram uma nova maneira de ser irmãos", destacou o Papa.

O drama da história do próprio papado se caracteriza pela coexistência de dois elementos: por um lado (...) o papado constitui o fundamento da Igreja peregrina no tempo. Por outro, ao longo dos séculos, emerge também a fraqueza dos seres humanos, que apenas a abertura à ação de Deus pode transformar", afirmou o sumo pontífice.

Também lembrou as palavras de Deus ao profeta Jeremias, afirmadas na Bíblia: "faço de ti uma cidade fortificada, uma coluna de ferro, um bastião de bronze (...). Te combaterão, mas não poderão nada contra ti, já que estou contigo para te libertar".

"A promessa que Jesus fez a Pedro é ainda maior: Pedro deverá ser defendido do poder destrutivo do mal", acrescentou.

"A Igreja não é uma comunidade de pessoas perfeitas, mas de pecadores que devem reconhecer (...) que precisam ser purificados pela Cruz de Jesus Cristo", voltando à "purificação", tema constante depois dos escândalos de pedofilia, entre outros.

> TAGS: afp comunhão papa
Compartilhar
espaço do leitor
Roberto Kedoshim 02/07/2012 08:34
Usurpação de textos e deturpação de contextos. A igreja que resistirá está fundamentada em Cristo e não Pedro (Mt 21:42). Já as palavras de Jeremias falam de si mesmo, que como profeta não seria abalado (Jr 1:4 e 18). Quanto à Igreja Católica, há uma severa advertência: Sai dela povo meu! (Ap 18:4)
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Roberto Kedoshim 02/07/2012 08:24
Usurpação de textos e deturpação de contextos. A igreja que resistirá está fundamentada em Cristo, não Pedro (Mt 21:42). Já as palavras de Jeremias falam de si mesmo, que como profeta não seria abalado (Jr 1:4 e 18). Quanto à Igreja Católica, há uma severa advertência: Sai dela povo meu! (Ap 18:4)
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ermeson Vieira 01/07/2012 07:32
A chave para a sobrevivencia da Igreja catolica esta nela mesma. Esta em que saiba superar sua soberbia em julgar ou humilhar, na sua falta de democracia e transparencia interna, na falta de sinceridade de vida (padres com vidas duplas e dubias), no reconhecimento do papel da mulher dentro e fora ..
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ermeson Vieira 01/07/2012 07:32
...dela. Depede dela mesma e de mais ninguem.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Miguel Arcanjo Negreiros Gomes 01/07/2012 00:03
Louvado seja Deus que nos deu essa maravilha que é a Igreja Católica.. Louvado Seja Deus pelo nosso Santo Padre o Papa Bento VI Uma igreja em que Jesus Cristo disse que nada ia destruir a Igreja pois ela é Santa.. Esse mês nossa comunidade faz 30 Anos é O shalom do pai para o Mundo.. Amém
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
14
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Mundo

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>