[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Estudante do MIT cria gelo que controla a embriaguez | O POVO
TECNOLOGIA 18/03/2013 - 20h08

Estudante do MIT cria gelo que controla a embriaguez

Foto: Reprodução
Os cubos de gelo mudam de cor conforme o ritmo de bebida da pessoa aumenta. Verde indica continue bebendo; amarelo, preste atenção; vermelho indica que a pessoa deve parar de beber
Compartilhar

Após um coma alcóolico de uma bebedeira em 2011, o estudante indiano Dhaaira Dand, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Media Lab, criou um artifício útil para aquelas pessoas que não têm controle sob a bebida.

A invenção consiste em cubos de gelo que são colocados na bebida e mudam de cor (verde, amarelo e vermelho) conforme a pessoa vai aumentando seu ritmo de bebida. O controle é feito a partir da contagem de quantas vezes a pessoa leva o copo à boca. O nome da invenção se chama "Cheers", expressão americana usada no brinde.

O dispositivo conta com uma bateria e uma acelerômetro, responsável por controlar quantas vezes a pessoa leva o copo à boca. A cor verde indica que o nível de alcoolismo ainda é fraco e a pessoa pode continuar bebendo. O amarelo indica que é necessário se manter alerta, pois o nível está aumentando; e o vermelho indica que a pessoa deve parar de beber.

Se mesmo assim, após a cor vermelha, a pessoa continuar bebendo, O "Cheers" possui um mecanismo que sincroniza com o smartphone da pessoa e envia um SMS para um amgo próximo, que possa ajudá-lo. Esse mecanismo é possível porque o circuito consegue emitir um sinal em infrevermelho que se comunica com o smartphone.

O estudante teve a ideia de criar o "Cheers" após passar três semanas trabalhando em seu quarto para inventar algo que evitasse futuros problemas com a bebida. De acordo com o MIT, o dispositivo custou cerca de 50 dólares e Dand disse que ainda não pensa em patentear sua nova criação.

 

Redação O POVO Online

Com informações das agências

Compartilhar
espaço do leitor
Zé Bob 19/03/2013 13:00
Vejo a produção do MIT e me pergunto quando nossas riquíssimas universidades federais terão produção séria de conhecimento??? Sabiam que os brasileiros estão satisfeito com a Presidente Dilma e suas políticas (incluindo educação)???
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Sérgio 19/03/2013 09:24
Duvido que crie gelo para combater o alcoolismo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
RENATO 19/03/2013 00:36
Basta beber tudo em um só gole ou então de canudo... gelinho verde, verde. Para controlar o consumo de bebida alcoólica, reponsabilidade e leis severas, sem dúvida, são a solução.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias de Tecnologia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>