Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Nesta manhã 10/04/2016 - 12h32

Brincadeiras da infância são relembradas no Parque do Cocó

A ação foi organizada pela internet por um grupo de ativistas que quer incentivar a preservação da área verde
notícia 0 comentários
mauri melo/ o povo
Com brincadeiras como carimba, pega-pega e esconde-esconde, adultos e crianças se divertiram na manhã deste domingo, 10, no Parque do Cocó. A ideia de relembrar as brincadeiras da infância partiu de um grupo de ativistas que pretendem fortalecer os laços da comunidade com o parque por meio de atividades de convivência. Fotos: Mauri Melo/ O POVO

Com brincadeiras como carimba, pega-pega e esconde-esconde, adultos e crianças se divertiram na manhã deste domingo, 10, no Parque do Cocó. A ideia de relembrar as brincadeiras da infância partiu de um grupo de ativistas que pretende fortalecer os laços da comunidade com o parque por meio de atividades de convivência.

O evento foi organizado pelo Facebook. Mais de 1,8 mil pessoas confirmaram presença no local, que, na verdade, reuniu algumas dezenas de brincantes. Tinha gente dos mais diversos bairros querendo voltar ao tempo de menino, quando correr pelas ruas de Fortaleza era um jeito de diversão.

Uma delas foi a estudante Débora Torres, 22, que juntou os amigos do bairro Panamericano para reviver as brincadeiras. Para ela, o evento também funciona para mostrar outras possibilidades de diversão às crianças de agora. “A gente está perdendo isso de ficar na rua brincando com os vizinhos. Isso é uma pena. O medo dos pais acabam afastando as crianças desse contato com a rua”, comenta.
A estudante Amanda Dutra, 23, cresceu no bairro Henrique Jorge e diz que toda noite as crianças fechavam a rua para poder correr com segurança, longe dos carros. “A gente também se juntava com os vizinhos no quintal”, acrescenta. Jogos como sete pecados, carimba e cola-cola estavam entre as diversões. “Foi nessas brincadeiras que eu criei laços de amizade que me acompanham até hoje”, ela diz.

Diversão
No começo, as regras das brincadeiras precisaram ser relembradas pelos organizadores. Um informou: “No carimba, quando a pessoa é carimbada tem que ir ao campo do adversário”. Havia gente que não lembrava a dinâmica das brincadeiras. As variações também apareceram em jogos como sete pecados. “Na minha rua não era assim”, brincou uma participante.

Na brincadeira de pular corda, foi a professora Cláudia Sena, 45, que lembrou a música que embalava o jogo. “Senhoras e senhores, pulem de um pé só. Senhoras e senhores, deem uma rodadinha… e vão pro olho da rua”, cantou.

Preservação
“Nossa ideia  é trazer mais pessoas para conhecer o parque e interagir com ele”, explica Franklin Maia, integrante do coletivo Verdejar, que organizou o evento. O grupo reúne, desde setembro de 2015, pessoas interessadas na arborização e na preservação das áreas verdes de Fortaleza.

O coletivo já desenvolve projetos de distribuição de mudas, plantio de árvores e ações de convivência com os parques urbanos. No Parque do Cocó, além da atividade de ontem, há ainda outras duas ações programadas. No próximo domingo, 17, o coletivo realiza, no local, oficina sobre o plantio de mudas, seguida de trilha pelo parque. No dia 24, o grupo faz visita à Serra da Aratanha, onde está a nascente do rio Cocó. 

SERVIÇO
As ações podem ser acompanhadas pelo endereço www.facebook.com/coletivoverdejar
 
Redação O POVO Online

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>