[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Energia de freios regenerativos é usada para preparo de cafés da manhã Veículos | O POVO
Toyota Barista 09/10/2015 - 15h48

Energia de freios regenerativos é usada para preparo de cafés da manhã

De acordo com a Toyota, a energia gerada em apenas uma volta no circuito de LeMans torna viável o preparo de 57 ovos fritos, 171 xícaras de café e 83 torradas. Veja vídeo
reprodução/youtube
Carro híbrido foi posto sobre uma espécie de dinamômetro no qual as rodas giravam
Compartilhar

A Toyota resolveu demonstrar toda a capacidade de geração de energia dos freios regenerativos (KERS, na sigla em inglês) de um de seus carro híbridos de corrida - o TS040 - de uma forma nada usual.

A equipe de publicidade da fabricante japonesa teve a ideia de simplesmente experimentar quantos cafés da manhã seria possível preparar com a energia produzida pelo veículo, enquanto completaria uma volta no clássico circuito de LeMans, na França.

Kazuki Nakajima, piloto da Toyota Gazoo Racing, controlava o volante do carro, posto sobre uma espécie de dinamômetro no qual as rodas giravam, como se o híbrido estivesse mesmo correndo.


O feito se tornou possível porque o KERS tem a capacidade de transformar a energia do calor e a fricção das frenagens em energia elétrica, estrategicamente armazena para acelerar mais forte o V8 do carro, nos momentos necessários.

Neste caso, a energia serviu para fritar ovos, torrar pães e surpreender testemunhas do experimento, conforme revela um vídeo divulgado pela empresa, com pouco mais de dois minutos.

De acordo com a Toyota, a energia gerada em apenas uma volta no circuito francês torna viável o preparo de 57,7 ovos fritos, 171,4 xícaras de café e 83,3 torradas.


>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>