[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Pneus vendidos no Brasil receberão selo do Inmetro a partir de 2016 | O POVO
NACIONAIS OU IMPORTADOS 18/03/2015 - 17h30

Pneus vendidos no Brasil receberão selo do Inmetro a partir de 2016

O objetivo do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é auxiliar o consumidor a escolher o pneu mais adequado para seu veículo, por meio de informações sobre eficiência energética, segurança e impacto ambiental
divulgação
Assim como é feito com eletrodomésticos e automóveis, os pneus também serão categorizados em notas
Compartilhar

Conforme Portaria 544/12 do Inmetro, todos os pneus que serão vendidos no Brasil a partir de outubro de 2016, sejam nacionais ou importados, deverão receber as novas etiquetas de eficiência de acordo com  Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Na etiqueta deverão constar três critérios de eficiência: resistência ao rolamento, que influencia na eficiência energética e no consumo de combustível dos veículos; aderência no molhado, que corresponde à segurança de um pneu; e ruído externo, que avalia o nível de impacto no ambiente em decibéis.

Assim como é feito com eletrodomésticos e automóveis, os pneus também serão categorizados em notas de uma a três ondas sonoras para ruído e de A a G para rolagem e aderência.

O objetivo do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), regulamentado pelo Inmetro, é auxiliar o consumidor a escolher o pneu mais adequado para seu veículo, por meio de informações sobre eficiência energética, segurança e impacto ambiental.

A etiqueta virá afixada em todos os pneus de construção radial para automóveis, picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetas e nos de construção radial para caminhões e ônibus, com algumas exceções, conforme o regulamento. O período de adaptação de estoques e importados irá até abril de 2018.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>