[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Setor automotivo melhorará apenas no segundo semestre, estima Anfavea | O POVO
PROJEÇÃO 05/02/2015 - 15h25

Setor automotivo melhorará apenas no segundo semestre, estima Anfavea

Em relação às vendas, estima-se que o número de unidades comercializadas deve permanecer em cerca de 3,498 milhões, assim como ocorreu em 2014
divulgação
No quesito produção, a associação aposta em uma alta de 4,1%
Compartilhar

Com uma queda de 31,4% nas vendas em janeiro em relação a dezembro, a indústria automotiva deve apresentar melhores resultados apenas no segundo semestre do ano, aponta previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Todas as medidas de ajuste da política econômica estão sendo tomadas. São ajustes na situação fiscal do governo, o que deve melhorar o nível de confiança por parte do investidor. Quando se tem o retorno do nível de confiança, com certeza tem impacto no consumo”, avaliou Luiz Moan, presidente da associação.

Último Balanço

Nesta quinta-feira, 5, a entidade apresentou o balanço do setor no mês de janeiro. Foram comercializadas 253,8 mil unidades diante das 370 mil vendidas em dezembro. Em relação a janeiro de 2014, a queda é menor: houve recuo de 18,8%. Em relação à produção, os dados mostram um pequeno avanço de 0,4% na produção em relação a dezembro. Em números absolutos, foram produzidos 204 mil veículos no fim do ano passado e 204,8 mil neste ano. Na comparação com janeiro de 2014, houve redução de 13,7% na produção. Nos últimos 12 meses, a produção acumula queda de 14,9%.

Impacto

Apesar de confiar nas mudanças econômicas propostas pelo governo, Moan credita a esses ajustes o resultado ruim de janeiro. “Embora nós apoiemos e entendamos essas medidas como necessárias para uma reorganização do nosso sistema econômico, infelizmente, no mês de janeiro sentimos esse impacto no crescimento. Já esperávamos que o primeiro trimestre apresentaria números bastante negativos”, avaliou o presidente da Anfavea.

Ele destacou, como um cenário positivo, a paulatina retomada do crédito. O balanço da entidade mostra que a participação de veículos financiados aumentou de 63%, em dezembro, para 66%, em janeiro.

Projeções

A Anfavea manteve as projeções de crescimento apresentadas anteriormente. Em relação às vendas, estima-se que o número de unidades comercializadas deve permanecer em cerca de 3,498 milhões, assim como ocorreu em 2014. No quesito produção, a associação aposta em uma alta de 4,1%.

Para a venda e a produção de máquinas agrícolas e rodoviárias, a projeção também é de estabilidade. As exportações em ambas categorias devem ter crescimento de 1%, na avaliação da entidade.


Questionado se a expectativa de um primeiro semestre fraco trará problemas para a manutenção do emprego, Moan declarou que isso depende das decisões de cada montadora. Ele avalia, no entanto, que o esforço das filiadas é sempre pela manutenção dos funcionários.

“Esses mecanismos de férias coletivas, banco de horas, licença remunerada são meios de proteção do emprego. As empresas trabalham dessa forma porque é um funcionário qualificado, fruto de investimentos vultosos das empresas”, declarou.

No início deste ano, Volkswagen anunciou a demissão de 800 funcionários. Após uma greve de dez dias da categoria e de reuniões mediadas pelo governo federal, os trabalhadores foram readmitidos.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Agência Brasil

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>