[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Movimento Compre do Pequeno Negócio, ganha adesão em todo o Estado | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
#compredopequeno 21/08/2015 - 11h32

Movimento Compre do Pequeno Negócio, ganha adesão em todo o Estado

O movimento é nacional e visa levar as pessoas a priorizarem as MPEs na hora das compras. No encontro de ontem, no Sebrae, lideranças empresariais e 18 sindicatos aderiram ao movimento
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18983, 'email': 'Eduardosousa@opovo.com.br', 'nome': 'Eduardo Sousa '}
Eduardo Sousa Eduardosousa@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Lideranças empresariais apoiam o movimento "Compre do Pequeno Negócio"
Compartilhar

Com o objetivo de garantir o bom desempenho das micro e pequenas empresas, o movimento “Compre do Pequeno Negócio”, ganhou apoio de lideranças empresariais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para incentivar ainda mais a ação e fomentar a importância das compras nos pequenos negócios.


Em evento ontem no Sebrae, diretores e presidentes de associações e sindicatos aderiram a esse movimento nacional, com o intuito de usar a força dos pequenos negócios  para fortalecer a economia nesse atual momento de crise. O maior foco do movimento é mostrar para o consumidor a importância da compra de pequenos empreendedores, que fazendo isso, estará reforçando a economia e o PIB cearense.


“Nosso maior objetivo para com essa adesão das lideranças industriais é apresentar para eles  como vamos fazer o trabalho desse movimento, que programas vamos ter,  como é que nós vamos investir os recursos do Sebrae, é mostrar a importância disso para a disseminação da cultura de comprar nos pequenos negócios, levando em conta suas vantagens, pela geração de renda e pela contribuição para nossa economia local e geral”, afirma o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto.


Para ele, a ação vai identificar os pequenos negócios que existem no Brasil, ampliando ainda mais o número de vendas e incentivando o empresário a continuar no segmento, levando em consideração a sua importância para o desenvolvimento da empresa e sua contribuição econômica. “O Compre do Pequeno Negócio vai cada vez mais ampliar essa capacidade da nossa sociedade de gerar essas ações que irá atingir a economia geral com certeza”.

Capacitação

O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo. Alci Porto conta que o Sebrae fez grandes investimentos para que os empresários possam estar totalmente preparados para receberem o público.
 
“O Sebrae está investindo cerca de R$2 milhões para a capacitação dos micro e pequenos empresários, para que eles possam no dia 5 de outubro, o dia D do movimento, estar totalmente capacitado para receber o seu consumidor”, explica Porto.

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “A expectativa é que o 5 de Outubro se torne uma data em que as pessoas tenham a preferência de comprars das das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira”, ressalta Alci Porto.

Para o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (Sindiroupas), Lélio Matias, é importante para os sindicatos apoiarem eventos como esse, que divulgam os benefícios dos pequenos negócios “Os micro e pequenos empresários apresentam diversas vantagens para os consumidores como, por exemplo, o fato de ficarem perto das casas deles e pela certeza de que aquele dinheiro não vai sair do bairro, ajudando a desenvolver a comunidade, isso é muito importante para o sindicato, que assim como outro e qualquer sindicato, tem o papel fundamental de fortalecer o seu setor”.

Para ele, o maior foco do sindicatos é priorizar o pequeno empreendedor dentro desse movimento liderado pelo Sebrae. “Ao comprar da pequena empresa, o consumidor fortalece a economia local e ao mesmo tempo aumenta a competitividade do segmento que mais tem postos de trabalho e geração de renda no País e no Estado”, conclui Lélio.

No Ceará, o Sebrae está participando e promovendo reuniões com as entidades integrantes do seu Conselho Deliberativo, dialogando e recebendo apoio de outras instituições parceiras do setor produtivo, câmaras setoriais, associações de classe e representativas de segmentos econômicos.  No encontro estavam presentes 18 sindicatos.

Cenário das MPEs

Atualmente, existem hoje no Brasil, 8,9 milhões de micro e pequenas empresas, além de 5 milhões de microempreendedores individuais e 5,2 milhões de produtores rurais. Juntos, elas são responsáveis por 52% dos empregos e 40% dos salários pagos aos brasileiros.
 
No Ceará, os pequenos negócios totalizam 439.285 estabelecimentos que respondem por 94,1% de todas as empresas com CNPJ do Estado. As pequenas e microempresas são responsáveis, ainda, por 41,3% dos salários, 60% dos empregos e 26,2%  do PIB cearense.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia