[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Indústria Cearense iniciou o ano com queda no faturamento | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
FIEC 18/03/2015 - 12h10

Indústria Cearense iniciou o ano com queda no faturamento

Compartilhar

A queda no faturamento da indústria no início de 2015, comparado a dezembro do ano passado, já é resultado esperado pelo setor para este perído do ano, isso porque a demanda é menor.

A redução do indicador cearense aconteceu em menor intensidade do que a média do País. Apesar de ainda estar abaixo da nacional, a utilização da capacidade instalada cearense apresenta menor ociosidade frente a dezembro.

Os indicadores são resultado da pesquisa dos Indicadores Industriais, realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Faturamento Real
A pesquisa revelou que o mês de Janeiro apresentou crescimento de 5,1% nas vendas em relação ao mesmo mês de 2014, diferente do País que registrou queda de 8,4%. Para a FIEC o resultado não representa necessariamente o início de recuperação, tendo em vista que o comportamento pode ser explicado pela baixa base de comparação, pois janeiro de 2014 foi marcado por forte desaceleração. Em comparação com dezembro de 2014, tanto Ceará, como o Brasil registraram a terceira queda consecutiva, fato explicado pela sazonalidade e a desaceleração econômica.

Emprego
O pessoal empregado industrial apresentou queda de 3,6% no Ceará, enquanto no Brasil a diminuição foi 3,5% em relação a janeiro do ano passado.
Ao comparar com os números de dezembro, o Ceará cresceu 0,7%, diferente do Brasil, com queda de 0,3% no mesmo período.

Horas Trabalhadas
A quantidade de horas trabalhadas caiu no Ceará (-18,4%) e no Brasil (-8,0%) em relação a janeiro de 2014. Considerando dezembro passado, houve crescimento no início deste ano de 9,5% para o Ceará e 2,9% para o Brasil, evento esperado, considerando que dezembro tem menos dias trabalhados.

Salários

A massa salarial cearense caiu 2,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, movimento semelhante à brasileira que também diminuiu 3,3%. Em comparação com dezembro, o Ceará apresentou queda de 25,1% e o Brasil, 16,9%. Essa queda ocorre em decorrência do mês de dezembro ser período de pagamento de décimo-terceiro aos funcionários.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia