[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 80% dos aeroviários e aeronautas devem trabalhar durante a greve | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
DECISÃO JUDICIAL 21/01/2015 - 12h22

80% dos aeroviários e aeronautas devem trabalhar durante a greve

O TST determinou que as duas categorias mantenham atendimento aos passageiros sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento
Compartilhar

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que aeronautas e aeroviários mantenham 80% do pessoal trabalhando durante a greve que as duas categorias marcaram para esta quinta-feira, 22. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em nota à imprensa. A nota informa ainda que esta foi a segunda proposta apresentada às categorias.

Com a falta de acordo entre os trabalhadores e as empresas, pilotos, comissários e colaboradores de serviços em terra decidiram cruzar os braços por uma hora nesta quinta-feira, das 6h às 7h. De acordo com a nota, o TST estabeleceu multa diária de R$ 100 mil, caso a determinação não seja cumprida. A ação cautelar foi levada ao tribunal pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

Em nota aos passageiros a Abear informa que as companhias AZUL, AVIANCA, GOL e TAM estão mobilizadas para "minimizar eventuais impactos para os clientes", mas alerta sobre eventuais "transtornos ao longo do dia mesmo em localidades onde não ocorram paralisações".

Assessoria da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), informou que, até o momento, apenas alguns sindicatos foram notificados sobre a decisão. Segundo a assessoria, a paralisação será mantida e, após uma hora sem serviços de operação, o trabalho será restabelecido pelos funcionários. As demais funções dos aeroportos serão mantidas.

De acordo com a Fentac, a paralisação terá como consequência um efeito cascata nos aeroportos. Após a manifestação, será divulgado um balanço dos resultados e, caso as empresas não apresentem nova proposta, estão previstas outras ações.

Os aeroviários e aeronautas pedem aumento de 8,5% nos salários e benefícios, além de melhores condições de trabalho e do estabelecimento de um piso salarial para os agentes que fazem o check-in, entre outras reivindicações. A proposta do Snea e da Abear oferece reajuste de 6,5% para os salários e aumento de 8% para alguns benefícios.

Em Fortaleza

De acordo com a Infraero serão disponibilizados mias funcionários para atender aos passageiros no que diz respeito a infraestrutura. A Abear informou não ter informações específicas sobre as ações em Fortaleza.

Redação O POVO Online com agências

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia