[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Demanda das empresas por crédito sobe 5%, melhor resultado em 4 anos | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
MPEs 21/01/2015 - 11h51

Demanda das empresas por crédito sobe 5%, melhor resultado em 4 anos

Micro e pequenas empresas puxaram a demanda por crédito no ano passado e regiões Norte e Centro-Oeste exibiram maiores avanços em termos da demanda empresarial
Compartilhar

A demanda das empresas brasileiras por crédito cresceu 5% em 2014, atingindo o melhor resultado desde 2010, quando alcançou e 7,6%, informou nesta terça-feira (20) a Serasa Experian. A alta foi puxada pelas micro e pequenas empresas (MPEs), que registrou avanço de 5,6%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o resultado se deve à crescente formalização dos negócios, que levou ao aumento da participação dos Microempreendendores Individuais (MEIs) no conjunto das empresas formalmente constituídas no País. Essa participação se intensificou entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, impulsionando a demanda por crédito das empresas em 2014, “mais que compensando os efeitos adversos conjunturais (juros altos e economia estagnada) que se fizeram presentes ao longo de todo o ano passado” , explicaram.

Demanda também cresce nas grandes empresas

No ano de 2014, as micro e pequenas empresas exibiram o melhor desempenho em termos de demanda por crédito: alta de 5,6% frente 2013. Nas grandes empresas, a busca por crédito registrou elevação bastante próxima à das micro e pequenas empresas em 2014: alta de 5,4%. Já nas médias empresas, o desempenho da demanda por crédito em 2014 foi negativo, recuando 4,2% em relação ao verificado no ano de 2013.

Entre os setores, a expansão da demanda empresarial por crédito ocorreu mais intensamente no setor de serviços, com alta de 7,0% frente ao ano de 2013. Na indústria, a busca por crédito evoluiu 3,0% no período de janeiro a dezembro de 2014 e no comércio, a demanda subiu 3,7% perante igual período acumulado de 2013.

Regiões

As regiões Norte e Centro-Oeste exibiram os maiores avanços em termos da demanda empresarial por crédito, com altas de 10,7% e de 9,9%, respectivamente, frente ao mesmo período de 2013.

No Nordeste o avanço no acumulado de 2014 foi de 6,4% frente ao ano anterior. Já nas regiões Sul e Sudeste as altas de demanda empresarial por crédito foram bem menores no ano passado, de 3,3% e de 3,1%, respectivamente, na comparação com janeiro a dezembro de 2013.

Redação O POVO Online com agências

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia