Nesta Quinta-feira 25/05/2016 - 17h56

Espetáculo cearense 'BR-Trans' se apresentará na Alemanha

Criado em 2013, o espetáculo do coletivo artístico "As Travestidas" contabiliza mais de 250 apresentações
notícia 0 comentários
Divulgação
Após a apresentação na Alemanha, a temporada 2016 de "BR-Trans" segue para o Rio de Janeiro

O espetáculo cearense "BR-Trans", do ator e dramaturgo Silvero Pereira, irá fazer uma apresentação na próxima quarta-feira, 1º, em Dresden, na Alemanha. A apresentação será dentro da programação do Projeto Brasil do Festival de Dresden. A peça iniciou a turnê 2016 com apresentações no Rio Grande do Sul.

Criado em 2013, o espetáculo do coletivo artístico "As Travestidas" contabiliza mais de 250 apresentações. O espetáculo já passou por várias cidades e estados brasileiros e coleciona prêmios em festivais e mostras.

“Ver sua pesquisa de 12 anos sobre a temática do universo trans cruzando o oceano e chegando a Alemanha é uma espécie de coroação do meu projeto artístico e pessoal. Estou muito ansioso para ver a reação da Europa com nosso espetáculo e, ao mesmo tempo, numa imensa felicidade por chegar tão longe, rompendo barreiras de língua e cultura para contar histórias de travestis e transexuais brasileiras”, explica Silvero.

Será a segunda vez que Silvero Pereira e Jezebel de Carli, diretora do espetáculo, embarcam para fora do país com a peça. Em julho de 2015, "BR-Trans" foi apresentada em Miami, nos Estados Unidos.

"É muito gratificante para um artista ver seu trabalho rompendo fronteiras, principalmente por ser um projeto que aconteceu por meio do Ministério da Cultura, em 2012. Vendo a atual situação do país, fica claro a potência de iniciativas desse Ministério. É um espetáculo de teatro de um grupo cearense, que está podendo construir projetos de circulação pelo Brasil e com mais um espaço internacional”, ressalta Silvero em relação a importância de o projeto ter sido contemplado por edital do Ministério da Cultura (MinC).

Após a apresentação na Alemanha, a temporada 2016 de "BR-Trans" segue para o Rio de Janeiro, onde ficará em cartaz no Teatro Poeira nos meses de junho e julho. No dia 6 de junho, a peça faz sessão única no Festival Internacional Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

Nos meses de agosto e de setembro, o espetáculo fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nos dias 12 e 13 de agosto, o ator apresenta a peça no Itaú Cultural, em São Paulo. Em novembro, "BR-Trans" finaliza a turnê com uma temporada no Sesc de Belo Horizonte, Minas Gerais.

O espetáculo

"BR-Trans" conta histórias reais de travestis e transexuais brasileiras que o dramaturgo conheceu quando, por experimento teatral, decidiu ser uma delas, em Fortaleza. A peça também é construída a partir de relatos e memórias de pessoas do Presídio Central de Porto Alegre, um dos primeiros a ter uma ala exclusiva para travestis e trans.

O ator conta as vivências escrevendo em seu corpo, com um lápis de olho, os nomes das autoras de suas histórias. No palco, o cenário simula uma kitnet. Uma projeção ao fundo é utilizada com uma contagem interminável de vítimas de transfobia no Brasil.

Quase como uma marca registrada de suas peças, o trabalho de Silvero é ancorado no uso da linguagem teatral como instrumento de transformação social.

Redação O POVO Online

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>