[an error occurred while processing this directive] Fotógrafos retratam o cotidiano de uma cidade abandonada no sertão cearense | O POVO Online
ex-cidade Cococi 02/05/2016 - 15h29

Fotógrafos retratam o cotidiano de uma cidade abandonada no sertão cearense

Com entrada gratuita, a exposição Cococi dos fotógrafos Rubens Venâncio e Fernando Jorge entra em cartaz no dia 10 a partir das 19h na Multigaleria do Centro Dragão do Mar
notícia 0 comentários
Divulgação
A exposição entra em cartaz no dia 10 de maio na Multigaleria do Centro Dragão do Mar

A ex-cidade de Cococi, situada no sertão dos Inhamuns, vai ser retratada em um ensaio fotográfico, que busca perpassar a realidade dos seus sete moradores e as poucas edificações do local. Com entrada gratuita, a exposição Cococi dos fotógrafos Rubens Venâncio e Fernando Jorge entra em cartaz no dia 10 a partir das 19h na Multigaleria do Centro Dragão do Mar. A mostra faz parte da Temporada de Arte Cearense.
 
A história dessa localidade pouco conhecida carrega uma importância para a história do Ceará. A ex-cidade Cococi, que significa em tupi-guarani “coco pequeno”, já foi uma das maiores sesmarias do Estado. Mesmo exercendo essa importância para história do povoamento do Interior, o abandono de seus habitantes aconteceu devido à disputas de grupos políticos, denuncias de irregularidade fiscal e desentendimento entre a prefeitura local e o governo do estadual. 
 
Divulgação
A ex-cidade Cococi já foi uma das maiores sesmarias do Ceará
 
 
Após o abandono, o local tornou-se um distrito junto ao município de Parambu com apenas sete moradores divididos em duas famílias que vivem da agricultura de subsistência. Mas, os poucos que passam por esse local “abandonado” conseguem perceber os registros do seu passado: a Igreja do século XVIII, um cemitério, a sede da prefeitura e o palacete da família fundadora da ex-cidade. 
 
Para registrar esse local inusitado, os fotógrafos Rubens Venâncio e Fernando Jorge se hospedaram na casa dos habitantes do distrito. Além disso, foram necessárias várias viagens à Cococi para a produção do ensaio entre 2013 e 2015. 
 
Serviço
Exposição Cococi
Abertura: 10 de maio - 19h
Período: de 10 de maio a 10 de junho 
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h (com entrada até 18h30) e sábados, domingos e feriados, de 14h às 21h (com entrada até 20h30)
Local: Multigaleria do Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81. Térreo, em frente ao Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco)
 
Redação O POVO Online 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>