Lançamento 29/04/2016 - 17h03

Verónica Decide Morrer e a desmistificação da travesti

Em entrevista ao O POVO Online, os músicos Verónica Valenttino e Léo BreedLove falam sobre a produção do álbum homônimo, a relação com a cidade e emponderamento
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19031, 'email': 'rubensrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Rubens Rodrigues'})
Rubens Rodrigues rubensrodrigues@opovo.com.br
Divulgação
Banda lança disco homônimo

As noites de Fortaleza ficaram marcadas para quem viveu e ainda vive na cena alternativa da cidade. O caminho que parte do Centro para a Praia de Iracema, com a Catedral no percurso, está na urbanice por trás da música de Verónica Decide Morrer

Narrando o "submundo das travestis de rua e amor", o grupo "queer" lança o primeiro álbum de inéditas, escancara o preconceito e brada por empoderamento "sem soar panfletário". O punk rock/new wave tropical de Verónica sobe ao palco da praça Almirante Saldanha, às 21 horas desta sexta-feira, 29.

O grupo é formado pelos vocalistas Verónica Valenttino e Jonaz Sampaio, que assina a produção do disco ao lado do guitarrista Léo BreedLove. O baixista Eric Lennon e a baterista Vladya Mendes completam.

"O disco tem muito das nossas inquietações, da luta diária de ter que ser aceito. O mundo tá dando uma virada, mas ao invés de estar libertando as pessoas, está trazendo de volta a repressão", conta BreedLove. "As letras também falam da Verónica como a personagem travesti, mas trazem os sentimentos reais dela. Ela representa tudo o que é a banda, a nossa vivência".
 
Empoderamento 
 
Verónica Valenttino conta que a banda vem se emponderando a cada dia. "É a figura de trans - não que eu me intitule assim, me intitulo Verónica - mas dentro dessa nomenclatura é preciso se organizar para conseguir os direitos no Brasil", explica. "Tudo é conquistado".
 
 
"A principal motivação é a gente conseguir desmistificar a imagem marginal da travesti. Hoje a gente tem travestis doutoras, mestras. E aí a gente tem travesti no rock and roll. As nossas lutas são políticas", explica. "As portas não podem se fechar por conta da sexualidade. E dentro do meio a gente vai rompendo isso".
 
Música urbana 

Gravado em Fortaleza e no Rio de Janeiro, o disco homônimo de 10 faixas já teve os dois primeiros singles disponibilizados no soundcloud. "Roxy Music", com clipe lançado no último dia 31 de janeiro, dois dias após a data mundial que celebra a visibilidade trans, aponta para a contradição de "estar na noite e não ter nada a perder" com a possibilidade de se perder nas ruas.

"Todos nós passamos a juventude entre o Benfica e a Praia de Iracema", diz o guitarrista. "Era disso que a gente mais gostava. Ouvir rock and roll, ver show, gravar a cidade. Por isso formamos a banda". Léo lembra de nomes fortes no imaginário alternativo que marcaram o início do grupo, como a extinta Dead Leaves e a gótica Plastique Noir. "Fortaleza também é meio gótica, tem muita luz e muita sombra".

Influenciados pelo som oitentista de Blondie, Rita Lee e Metrô, os músicos classificam a banda como o resultado de um casamento entre Madonna, Bowie e Rolling Stones. "A gente toca um rock com suingue. É musica pra dançar, se divertir e refletir". 
 
Verónica Decide Morrer também se apresenta na próxima sexta-feira, 6, na Bolacha Mágica.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>