neste sábado 17/03/2016 - 18h17

Evento homenageia os 260 anos de Mozart

Cineteatro São Luiz será palco do Dia da Arte. Evento gratuito contará com exposição, audição comentada ao vivo e recital em homenagem ao compositor austríaco
notícia 0 comentários
DIVULGAÇÃO/NOVA ACRÓPOLE
O evento será encerrado com o recital "Mozart: as mais belas árias", com a mezzo-soprano chilena Graciela Araya

O Cineteatro São Luiz será palco do Dia da Arte neste sábado, 19. Com tema central “A Arte e a Harmonia da Vida”, o evento gratuito prestará uma homenagem aos 260 anos de Mozart, com programação variada, das 16 às 21 horas.

Além de exposição, haverá audição comentada ao vivo e recital em homenagem ao compositor austríaco.  

O Dia da Arte é promovido pela Organização Internacional Nova Acrópole em todo o País e, em Fortaleza, contará com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP).

A data é celebrada anualmente em todas as sedes da escola de filosofia Nova Acrópole. O objetivo é relembrar a importância da arte como ponte entre o homem e os mistérios.

Conforme as palavras do fundador de Nova Acrópole, o filósofo argentino Jorge Angel Livraga, "a arte é a execução sensível das intuições estéticas".


Uma palestra magna, prevista para as 19 horas, abordará o tema “A Arte e a Harmonia da Vida”.

"Se temos um referencial de beleza e harmonia podemos ter uma vida muito melhor. A boa arte pode nos ajudar a ultrapassar a barreira do óbvio para algo mais amplo, nos fornecendo parâmetros para obter uma visão harmônica da vida", explica a diretora da Nova Acrópole Fortaleza, Kelly Aguiar, responsável por ministrar a palestra.

Inscrições para participação no evento podem ser feitas pelo site www.acropole.org.br

Exposição

A exposição "Detalhes" apresentará a natureza em seus ricos detalhes, sob o olhar apurado do artista plástico Dom Cabral.

Com 16 pinturas em acrílico sobre tela, a exposição permanecerá aberta à visitação no mezanino do Cineteatro São Luiz durante todo o evento.

Além de revelar cores, formas e proporções que convivem em perfeita harmonia no micro e no macrocosmos, a exposição oferece ao visitante um novo olhar para a beleza dos detalhes geralmente ignorados no cotidiano.

"O universo é harmônico porque é inteligente, matemático e isso normalmente passa despercebido em nosso dia a dia. Existe uma proporção na natureza, áurea que faz sentido como um todo. Procurei manter essa harmonia, colocando a geometria e as  proporções áureas também nas telas", afirma Dom Cabral.
 
Para Dom Cabral, a arte nos agrada quando tem harmonia o que não quer dizer necessariamente simetria. "É um conjunto de proporções que juntas se harmonizam em nossa visão e isso nos eleva. Começamos a perceber a beleza". E é justamente esse, o maior desafio para o artista "sempre buscar ver na natureza essa harmonia e transmitir para a tela".
 
Homenagem
 
A audição musical "Mozart: O Gênio" (às 17h30min) será conduzida pelo professor Leandro Botelho e executada ao vivo pela Orquestra de Base da Universidade Estadual do Ceará (Uece), regida pelos maestros Relmerson Lima e Willian Ciriaco, sob a direção de Alfredo Jacinto de Barros.
 
Nascido em 27 de janeiro de 1756, o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart é um dos mais importantes compositores do ocidente. Considerado um prodígio desde a infância, iniciou a carreira aos cinco anos e compôs mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística.

O evento será encerrado com o recital "Mozart: as mais belas árias", com a mezzo-soprano chilena Graciela Araya. Acompanhada pela pianista Astrid Carolina Arredondo Dillems (Teatro Municipal de Santiago) e com a participação do barítono Diego Alvarez (Music Institute UC), Graciela Araya traz no repertório algumas das principais árias de Mozart.
 
Com uma carreira brilhante na ópera internacional desde o início de 1980, Graciela Araya possui um repertório extenso, tendo interpretado o papel-título em Carmen mais de 400 vezes.
 
 
Serviço:
Dia da Arte – A Arte e a Harmonia da Vida
Local: Cineteatro São Luiz - rua Major Facundo, 500. Centro
Dia: 19 de março (sábado)
Hora: das 16 às 21h
Entrada Franca

Mais informações: (85) 3257-2777 | (85) 98212-8182 (Wapp)
Inscrições: www.acropole.org.br
 
Redação O POVO Online

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>