[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Varejo: a dura vida das redes médias | Coluna Vertical S/A | O POVO Online
VERTICAL S/A 24/02/2013

Varejo: a dura vida das redes médias

NELY DE CARVALHO/ESPECIAL PARA O POVO
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1. Não é fácil a vida dos lojistas locais do varejo de confecções no segmento popular de Fortaleza. Leia-se, sobretudo, no Centro. Não por acaso contam-se nos dedos de meia mão quantas são as redes cearenses em atividade. Não mais que três. Por enquanto. Depois do fechamento de Otoch, o rumor da vez aponta para a negociação da Esplanada - no passado ambas eram só Esplanada. O grupo negou no O POVO de sexta-feira. Admite apenas aceitar um sócio. Mas não é bem assim. Havendo uma proposta convincente, venderão o controle. Melhor que não, seria um player local a menos. Mas a hipótese é bem plausível hoje

 

2. De todo modo, sendo ou não confirmada a venda, o cenário está desenhado de um modo muito cruel para quem não é gigante ou, digamos, informal. Noutros termos: as redes de porte médio estão sofrendo muito. Pelo porte, não escapam do Fisco, como outrora. Ao mesmo tempo, não têm grande escala, como as redes nacionais e multinacionais. No passado, as margens chegavam a 20%, mas foram caindo para 15%, 10%, rastejam nos 5%, conta um dos poucos lojistas médios ativos na praça. Quem bravamente sobrevive, não depende só do segmento.

 

3. Lojistas lidam hoje com um novo padrão de comportamento. Os consumidores não se contentam mais apenas em suprir suas necessidades de roupa. Desejam. Com o acesso cada vez maior à informação, sabe o que é tendência e está mais exigente. No dizer de um lojista: “ Não há diferença no nível de informação média entre a consumidora da Dom Luiz e a da periferia”. Em verdade, a preocupação não se limita aos médios. A dita informalidade também arranca seu naco do faturamentos das grandes. Uma fornecedora de confecções local para uma grande rede nacional confirma. Ela se mexe e atende também clientes do comércio de feira.

 

4. Um lojista do Centro disse à Coluna que o mix é um diferencial importante ante os informais. Nem tanto, vê-se. Para este novo padrão de consumo o comércio está sendo exigido como nunca na sua capacidade de reinventar coleções. E rápido.Uma coleção não consegue mas manter o “frescor” por seis meses. É preciso lançar a cada dois meses. Chama de “Cápsulas”. “O mercado popular consegue queimar uma tendência em dois meses em média”, conta uma empresária. Vale para o Bom Retiro, em São Paulo, e para o Beco da Poeira, em Fortaleza.  


VERGONHA PRÓPRIA

Elementar. O principal ativo de uma cidade litorânea são suas praias. Mas, em Fortaleza, recomenda-se evitar a orla da Beira Mar, logo o trecho mais nobre dos 573 km do litoral cearense. Há ligações clandestinas de esgoto a poluir a área. Mas também existe uma ordem judicial com muitos anos de vida e que nunca foi cumprida. A ordem é coibir as ligações. Hoje uma das preocupações da Cagece e do Município de Fortaleza é o imenso valor da multa, que vem se acumulando junto com a poluição.

 

PRIMEIRO NO NORDESTE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avaliou 1.330 graduações em Engenharia e Arquitetura de instituições públicas e privadas em todo o País. Na UFC, dos oito cursos avaliados, quatro ficaram entre os 10 primeiros. E o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Barros Neto, anota: o CT da UFC aparece em primeiro lugar entre as todas as instituições do Norte e Nordeste e na 16a posição no Brasil.

EVOLUTION PARK

Evolution Central Park é o nome do projeto que a pernambucana Moura Dubeux apresenta ao mercado na quarta-feira. O projeto terá um conjunto de torres interligadas ao futuro shopping RioMar, no Papicu. Não será ainda o lançamento, previsto para abril. Apenas uma prévia, na qual pretende sentir a reação dos corretores da cidade, aquela turma que pode jogar bem pra cima ou pra baixo um projeto. Vêm os sócios-irmãos Gustavo e Marcos Moura Dubeux .

 

EVOLUTION II

A Moura Dubeux vai investir no discurso da reestruturação da região, a partir das melhorias no entorno acertadas entre JCPM (dona do shopping) e Prefeitura. O projeto é mesmo ousado. Ocupará metade dos 200 mil m² do terreno. Entre as torres, uma praça. O estande terá 1,3 mil m², com três apartamentos decorados, maquete de 7 metros e 24 corretores de plantão. Sócio na empreitada, o homem que vendeu o terreno, Nelson Otoch.

 

UNUM EM SAMPA

Farejando novos mercados, a cearense Unum deu um passo firme em São Paulo. Exibe na carteira o Lojão do Brás. José Luís Prado, o presidente, conta que no ano passado implantaram o sistema Unum em todas as lojas do grupo. E das grandes, com três andares e até 70 terminais de caixa (PDVs) ativos, e em dias de pico ,mais de 45 mil vendas/dia. Não é fácil disputar com as grandes empresas de sistema de gestão empresarial do Sudeste.

 

JOGO RÁPIDO

A soma de investimentos previstos para Bahia, Pernambuco e Ceará mostra por que é importante olhar para fora e comparar. Ceará US$ 7 bi. Bahia, US$ 15 bi, e Pernambuco US$ 28 bilhões.

 

R$ 7,5 bilhões

A valor global da obra da ferrovia Transnordestina deverá passar dos R$ 5,4 bilhões anteriores para R$ 7,5 bilhões. O trecho ligando Salgueiro (PE) a São Gonçalo do Amarante-Caucaia (Pecém) deverá ficar mesmo para 2016

O NOME DA MARCA

A marca de moda praia - também conhecida como beachwear - Água de Coco por Liana Thomaz fotografou a campanha para coleção Inverno 2013, em São Paulo. A estrela é Cintia Dicker. A marca cearense associa o nome à criadora. Trabalha assim dois ativos, como bem fez Amir Slama, ex-Rosa Chá.

NOVOS VIZINHOS

O presidente da FCDL, Honório Pinheiro, tem como alicerce da candidatura à Presidência da Confederação Nacional (CNDL), o case Ceará. O portfólio da gestão dele na CDL Fortaleza e na Federação o tornaram respeitado em todo o País. Se eleito, terá de se dividir entre Brasília e Fortaleza.

 

ANUÁRIO DO CEARÁ

Estreia na próxima terça-feira. às 21 horas, na TV O POVO, a série de quatro programas Anuário do Ceará. A cada dia, um tema do Anuário em discussão com convidados. No primeiro, o redator da Coluna conversa sobre marcas com Eliziane Colares (Advance) e Marcus Braga (Acesso).

 

NO BALANÇO

O resultado operacional do BNB caiu de R$ 668 milhões para R$ 249 milhões,com a margem sobre receitas de intermediação financeira caindo de 20% para 6,6%. Outro dado importante: as provisões para créditos de liquidação duvidosa cresceram 161%, passando de 7% das receitas de intermediação financeira para 16,2%. Já as despesas de pessoal cresceram muito por conta dos planos de aposentadoria, pensão e assistência médica, passando de R$ 153 milhões para R$ 454 milhões.

 

3,47bi de reais são os ativos da Capef, mas os passivos atuariais chegam a R$ 4,05 bi. O passivo descoberto é de R$576 milhões.

 

10 parques eólicos no Ceará nos próximos anos. Esta é a meta da Odebrecht Energia.

 

NO BALANÇO 2

Dentro das despesas operacionais, os riscos com operações do FNE cresceram R$ 200 milhões. Houve reconhecimento de crédito tributário no valor de R$ 743 milhões, referente a ativo fiscal diferido. Sem ele, o banco teria registrado prejuízo de R$235 milhões. Neste ano, aliás, foi comum este alto diferimento de tributos no setor bancário. Diversos outros bancos passaram pela mesma situação, entre eles, Caixa, Bradesco e Santander.

 

NO BALANÇO 3

O diferimento ocorreu porque as provisões constituídas em 2012 para créditos de liquidação duvidosa foram muitos superiores às utilizadas. Isto gera diferença temporária no lucro tributável. A longo prazo o efeito é zero, pois à medida que as provisões utilizadas forem superiores às constituídas, a empresa usa os créditos para abater as bases de cálculo, reduzindo o valor do ativo fiscal diferido e “piorando” resultados futuros.

 

HORIZONTAIS

A Vivenda do Camarão busca novos parceiros para expandir em Fortaleza. Hoje tem 150 unidades n O Boticário quer crescer no Ceará. Hoje tem 118 pontos de vendas entre lojas e quiosques no Ceará, mas projeta 5% de expansão para 2013 no Estado. n O UOL Diveo comprou a Compasso Informática, de serviços de TI para empresas e software e serviços da Oracle. Tem sede em São Paulo e dois centros, no Rio Grande do Sul e no Ceará. n O RioMar Fortaleza deve ser inaugurado no dia 29 de outubro de 2014. O de Recife foi aberto em 29 de outubro de 2012. É o aniversário da esposa do presidente, João Carlos Paes Mendonça.


Multinacionais e brasileiras são mais de 40 disputando o mercado de atomatados. Mas ele é concentrado. Cinco ditam o tempero: Cargill, Heinz (Quero), Bunge, Predilecta e Fugini. Com a mudança de comando na semana passada, a Heinz deve crescer.

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Jocélio Leal leal@opovo.com.br
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