[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Beach Park arrenda o Oceani | Coluna Vertical S/A | O POVO Online
Vertical S/A 07/04/2012 - 15h00

Beach Park arrenda o Oceani

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
FOTO ETHI ARCANJO


1 O Beach Park arrendou o Oceani Resort, o hotel de Demétrio Jereissati (SJ Imóveis) a 500 metros do parque aquático. A troca de quepe será no dia 1° de junho. Ao todo, são 131 apartamentos. Mudam o comando e a marca. Será Beach Park Oceani Resort. Somando as unidades hoteleiras ao Beach Park Suítes Resort, com 175 apartamentos, e mais o Beach Park Acqua Resort, com 144 quartos, a oferta total do complexo chega, portanto, a 450 unidades.


2 Demétrio, contudo, não sai da hotelaria. Apenas muda de foco no segmento. Centra agora na hotelaria de negócios. Ele já deixara a sociedade no Luzeiros Fortaleza, na Beira Mar, mas mantém o controle sobre o Verdegreen, em João Pessoa, e constrói um em Juazeiro do Norte, o IU-A, no emergente bairro de Lagoa Seca – um dos metros quadrados mais caros da cidade. Além da mudança de foco no turismo, ele também altera a lente no ramo imobiliário. É dono da Blokus Engenharia, mas não quer mais construir. Só incorporar. Em Juazeiro, faz 42 residências em condomínio na dita Lagoa Seca.


TRIGO E INFLAMÁVEIS
O setor industrial de moagem de trigo do Ceará é o segundo do País; só perde para São Paulo. Infraestrutura montada no Porto do Mucuripe (foto) e de onde, naturalmente, não sairá. Então, o futuro do Mucuripe fica assim desenhado: grãos e turismo. Em termos. A despeito da saída do Parque de Tancagem, a área continuará a abrigar a Lubnor, a minirrefinaria da Petrobras. Ainda inflamável, pois.


CONDENADO

A 7ª Câmara Cível do TJ-CE ratificou a condenação do Bradesco por desconto indevido na conta de um cliente que acabou tendo cheque devolvido e o nome sujo na praça. O desconto se referia à anuidade de cartão que nem sequer fora pedido. Os descontos houve por três vezes em 2006. Na terceira, faltou saldo e o cheque virou látex.

 

UM CAFÉ COM ARI NETO

O filho de Oto Sá Cavalcante tem 32 anos e herdou o nome do patriarca, o professor Ari de Sá Cavalcante. Ele voltou do mestrado em Administração no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e ganhou desenvoltura para tocar os negócios após a cisão da Organização Educacional Farias Brito, que deu origem a dois gigantes – os colégios Ari de Sá e Farias Brito. Ele comanda o Sistema Ari de Sá de Ensino (SAS), uma espécie de franquia de conteúdos didáticos, já adotada, segundo ele, por 170 escolas no Norte, Nordeste e Sudeste. No Sudeste, apenas três. Mas a meta é passar nesse vestibular. Ele acaba de abrir uma base em São Paulo.

O POVO - Por que é vantagem em comparação com os livros?

Ari Neto - O sistema de ensino trabalha com conteúdos integrados e a escola, além do material didático, tem uma série de serviços, como assessoria de marketing, pedagogia e gestão. Além disso, tem uma marca forte para se aliar. Para o aluno, é 30% mais barato do que os livros das editoras.

O POVO - O que o grupo pretende com a operação de São Paulo?

Ari - Já estamos em 17 estados. Já havíamos sentido a boa receptividade feiras e o forte interesse de escolas. Mas queremos fazer a expansão bem feita. Ao abrir o escritório lá em São Paulo, vamos poder dar mais atenção do que a partir de Fortaleza, que continua a matriz.

O POVO - O grupo pretende abrir uma faculdade em 2013. Este mercado não já está saturado?

Ari - Está superlotado, mas eu diria que haverá uma seleção natural. E vão ficar realmente aquelas faculdades que oferecem serviço de qualidade e com preços justos. Só vai prevalecer quem tiver esta equação bem construída.

O POVO - Vocês abrirão na Aldeota, não seria a periferia o destino mais adequado?

Ari - Estaremos na Heráclito Graça (antigo Colégio Capital e Face). É Aldeota, mas já no limite com o Centro. É porta de entrada para a Zona Oeste, Bairro de Fátima. É perto. Nosso modelo de negócio na educação básica é para as classes A e B. E também ficaria difícil partir para ensino superior com público diferente. É preciso ter coerência. A marca será a mesma.

O POVO - A faculdade começa com quais cursos?

Ari - Estamos aguardando a aprovação dos cursos pelo Ministério da Educação. Posso adiantar que é novidade. Vamos entrar nas engenharias.

O POVO - Quais?

Ari - Mais de uma (risos).

 

O CENTRO DA POLÊMICA

Há uma querela na Justiça envolvendo uma doação, um bem público, uma família e o Governo do Estado. Tendo se sentido expropriada na desapropriação de terrenos quando da instalação do Distrito Industrial, em Maracanaú, a família Montenegro foi aos tribunais cobrar o que alega merecer. Na época da formação do Distrito, a estatal Companhia de Desenvolvimento Industrial (CDI) foi a responsável. Mais tarde, fundida com Ceminas e Emcetur, gerou a Coditur (Governo Ciro). Extinta, a Coditur teve seu patrimônio absorvido pela Codece, que hoje existe apenas no papel. No rol de bens, o atual Centro de Convenções (foto). Pois bem, para ser paga, a família ganhou o direito de que o Governo lhe entregue o Centro. Ocorre, porém, que o prédio é uma doação condicionada. A família Queiroz o doou ao Estado com o compromisso de que seria usado apenas para o atual fim. Eis o engodo.

 

NA BEIRA MAR...

A concorrência pelas obras de Reordenamento Urbanístico e Paisagístico da Beira Mar já teve aberta a qualificação técnica, em fase final de análise. Até o fim do mês, a coordenadora do Prodetur-Fortaleza, Josenira Pedrosa, acredita que haverá a abertura dos preços. Depois, é publicar resultado, esperar prazo legal para recurso, assinar contrato e ordem de serviço. Disputam quatro empresas e um consórcio. O canteiro será montado primeiro no Mercado dos Peixes. Aliás, o projeto tem conseguido uma proeza em tempos de conturbações envolvendo Ministérios Públicos (sim, no plural), os chamados movimentos sociais (nem sempre plurais) e o Poder Público. Custou e custa muita conversa, mas alcançaram harmonia. Para começar, a Prefeitura teve o cuidado de eleger o projeto com base em concurso nacional de ideias, sob coordenação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) e vencido por Fausto Nilo, Ricardo Muratori e Esdras Santos.


MITSUBISHI

A Petrobras e a Mitsubishi do Brasil se uniram em acordo tecnológico. A japonesa passa, a partir deste ano, a recomendar o uso dos combustíveis Petrobras em todos os modelos da marca. O acordo é também comercial. Nasce junto a Equipe Mitsubishi - Petrobras. Estreia logo nas duas maiores competições fora-de-estrada do mundo: o Rally Dakar e o Rally dos Sertões.

DIAMANTES

Você sabe o que significa Mitsubishi? Mitsu (três) e bishi (losango), como um diamante. Três diamantes. No Ceará, a marca é exclusiva de Ricardo Rolim (Grupo C. Rolim) – Nissei e Mito.

 

BLUE MAN

O homem que fundou quatro companhias aéreas no mundo – Morris Air, West Jet, Jet Blue e no Brasil a Azul Linhas Aéreas – e que inventou o tíquete eletrônico, David Neeleman (foto), vai pousar em Fortaleza em 1° de junho. Ele participa do Gestão Nordeste, evento a ser lançado na próxima quarta-feira, 19 horas, na Fiec.

 

CADEIA ALIMENTAR

Quem não gosta do modelo de sistemas de ensino, pelo qual em vez de livros usam-se materiais didáticos vendidos pela escola, são as livrarias, naturalmente. O baque é geral. Ao mesmo tempo, para as escolas nasce uma nova e importante fonte de renda. Há o custo dos autores, mas eliminam um elo da cadeia, incorporando a margem bruta média de 30%. Dá para pagar a folha.

 

30%

É a margem de lucro bruta nos livros didáticos  

HOJE À NOITE

No horário alternativo do Vertical S/A, às 23 horas, o secretário do Procon Fortaleza, João Ricardo Vieira, comenta sobre o caso Etna. Na TV O POVO, 48 UHF, 23 NET, 11 TV Show e www.opovo.com.br

 

HORIZONTAIS


"Kotler e o Marketing 3.0.” Quem fala de graça a respeito é Fábio Mesquita, na Livraria Cultura, às 19 horas, na quarta, dia 11.

A MRH Gestão anuncia como inédita no Ceará MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil, ofertado com a Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro. Começa em maio. Importante: no Brasil, MBA é especialização. n O deputado federal tucano Raimundo Gomes de Matos ocupou a tribuna da Câmara para destacar o lançamento da Revista O POVO Cenário, já nas bancas e livrarias desde a quinta-feira passada.

 

JOGO RÁPIDO

O debate sobre o Acquario Ceará fica melhor quando mergulha em discussões técnicas, e não rasas, como muito se faz nas redes sociais.

 

Jocélio Leal leal@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Vertical s/a

RSS

Vertical s/a

Jocélio leal

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Vertical S/a

Powered by Feedburner/Google