[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Índia x China x Egito | Coluna Thomas Friedman | O POVO Online
Thomas Friedman 15/02/2013

Índia x China x Egito

A Índia tem o maior programa de merenda escolar do mundo, servindo 250 milhões de refeições escolares gratuitas todo dia. Ela dobrou o número de Institutos Indianos de Tecnologia, de 8 para 16
Compartilhar

 

Nova Déli - É difícil escapar de uma visita à Índia sem que alguém lhe peça para compará-la à China. Esta visita não foi exceção, mas acho que é mais revelador estender a situação e comparar Índia, China e Egito.


A Índia tem um governo central fraco, mas uma sociedade civil realmente forte, fervilhando de eleições e associações em todo nível. A China tem um governo central forte, mas uma sociedade civil fraca, mas que claramente está lutando para se expressar mais. O Egito tem um governo fraco e uma sociedade civil muito fraca, que foi reprimida por 50 anos, que foi negada eleições reais e, portanto, é presa fácil para ter sua revolução desviada por um grupo capaz de se organizar, a Irmandade Muçulmana, no único espaço livre, a mesquita. Mas existe uma coisa que todos os três têm em comum: um número enorme de jovens com menos de 30 anos, cada vez mais conectados pela tecnologia, mas com educação muito desigual.


Minha opinião: dentre os três, a que mais se desenvolverá no século 21 será aquele mais bem-sucedido em converter seus jovens em um “dividendo demográfico” que dê retorno a cada década, em vez de uma “bomba demográfica” que continue explodindo a cada década. Essa será a sociedade que dará aos jovens mais educação, empregos e a voz que procuram para atingir seu completo potencial.


Esta corrida é sobre “quem pode capacitar e inspirar seus jovens para ajudar na construção de uma ampla sociedade próspera”, argumenta Dov Seidman, autor de “How” e presidente-executivo da LRN, que tem um centro de operações na Índia. “E isso trata de líderes, pais e professores criando ambientes em que os jovens possam sair em busca não de um emprego, mas, sim, de uma carreira – para uma vida melhor que não apenas supere, mas supere bastante a de seus pais.” Os países que fracassarem em fazer isso terão uma massa de jovens não apenas desempregada, mas não empregável, ele argumentou. “Eles estarão desconectados em um mundo conectado, em desespero ao verem outros desenvolverem e concretizarem seu potencial e curiosidade.”


Se o seu país tem um governo forte ou uma sociedade civil forte, ele tem a capacidade de lidar com esse desafio. Se não tem nenhum, ele terá problemas reais, o motivo para o Egito estar lutando. A China lidera ao fornecer à sua massa de jovens educação, infraestrutura e empregos, mas fracassa no estímulo à liberdade e à curiosidade. A Índia é o caso mais intrigante – se conseguir colocar sua governança e corrupção sob controle. A busca por mobilidade para cima aqui, especialmente entre as meninas e mulheres, é palpável. Participei de uma cerimônia de formatura do Instituto de Energia e Recursos, na semana passada. Dos 12 prêmios para os melhores alunos, 11 foram para mulheres.


“A Índia tem hoje 560 milhões de jovens com menos de 25 anos e 225 milhões entre 10 e 19 anos”, explicou Shashi Tharoor, o ministro de Recursos Humanos e Desenvolvimento da Índia. “Assim, nos próximos 40 anos, teremos uma população jovem em idade de trabalho” em um momento em que a China e o mundo industrializado em geral está envelhecendo.


De acordo com Tharoor, a idade média na China hoje em dia é de aproximadamente 38 anos, enquanto a da Índia é de cerca de 28 anos. Em 20 anos, essa diferença será muito maior. Isso poderia se transformar em um imenso dividendo demográfico - “se pudermos educar nossos jovens, oferecendo cursos técnicos para alguns e universidade para outros, para capacitá-los para tirarem proveito do que a economia global do século 21 tem a oferecer”, disse Tharoor. “Se agirmos do modo certo, a Índia se transformará em um motor do mundo. Se agirmos de modo errado, não há nada pior do que uma juventude desempregada e frustrada.”


De fato, alguns dos jovens descontentes da Índia estão se voltando para o maoísmo nas áreas rurais.


“Temos maoístas entre nossas populações tribais, que não se beneficiaram com as oportunidades da Índia moderna”, disse Tharoor.


Ocorreram incidentes maoístas violentos em 165 dos 625 distritos da Índia nos últimos anos, pois os maoístas exploram quem fica de fora do “sonho indiano”. Logo, há um enorme esforço aqui para atrair as crianças pobres para a escola. A Índia tem o maior programa de merenda escolar do mundo, servindo 250 milhões de refeições escolares gratuitas a cada dia. Ela também dobrou o número de Institutos Indianos de Tecnologia, de 8 para 16, e está planejando 14 novas universidades para inovação e pesquisa.


Mas isso não servirá para nada sem uma melhor governança, argumenta Gurcharan Das, ex-presidente-executivo da Procter & Gamble India, cujo livro mais recente é “India Grows at Night: A Liberal Case for a Strong State”. “A Índia com aspirações não tem em que votar, porque ninguém está falando a linguagem dos bens públicos. Por que é preciso 15 anos para obter justiça nos tribunais ou 12 anos para construir uma estrada? A distância entre as aspirações (dos jovens) e o desempenho do governo é imensa. Minha tese é de que a Índia cresceu apesar do Estado. É uma história de fracasso público e sucesso privado.”


É o que Das quer dizer com o título do livro, que a Índia cresce à noite, quando o governo dorme.


“Mas a Índia precisa aprender a crescer durante o dia”, ele disse. “Se a Índia consertar sua governança antes que a China conserte sua política, ela vencerá. (...) É preciso um Estado forte e uma sociedade forte, para que a sociedade possa fazer o Estado prestar contas. A Índia só terá um Estado forte quando o melhor da sociedade se juntar ao governo, e a China só terá uma sociedade forte quando os melhores mandarins adentrarem o setor privado.”


Tradução: Daniela Nogueira


danielanogueira@opovo.com.br

 

Thomas Friedman

Colunista de assuntos internacionais do New York Times, Friedman já ganhou três vezes o prêmio Pulitzer de jornalismo. É autor do best-seller O Mundo é Plano

 

> TAGS: friedman thomas
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Thomas friedman

RSS

Thomas friedman

Thomas friedman

Escreva para o colunista

Atualização: Sexta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Thomas friedman

Powered by Feedburner/Google