[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] "E Aí, Comeu?" e "A Era do Gelo 4" | Coluna Script | O POVO Online
SCRIPT 09/08/2012 - 15h25

"E Aí, Comeu?" e "A Era do Gelo 4"

DIVULGAÇÃO
Cena do filme "E Aí, Comeu?"
Compartilhar

Nada Apetitoso
Sucesso de público, a comédia nacional E Aí, Comeu? (Idem, 2012) de Felipe Jofilly traz Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Emilio Orciolo Neto como três amigos que todo dia batem ponto no bar para falar de sexo e sexo. Ou seja, a mesa de botequim vira divã masculino para papos intermináveis sobre sexo e sexo. Dalí não sai nada mais que nada que isso. Se os homens fazem isso, sim. Mas não todos os dias e a vida inteira, pois assim, parece que o trio de protagonistas não tem nada na cabeça.

Na trama, Mazzeo foi abandonado pela mulher e está paquerando com sua vizinha do prédio, mas ela ainda é menor de idade. Palmeira é casado há algum tempo com Dira Paes e vive uma fase de distanciamento dela. E Neto é um rico escritor frustrado que é apaixonado por putas, curte mulheres casadas e adora uma orgia. Será que dá para extrair algo disso aqui? Muito pouco, quase nada.

Com cenas que copiam descaradamente Se Beber, Não Case! (2009) - a ida ao puteiro, a tentativa de bater em Wolney, o publicitário, no meio da noite -, com situações forçadas e com muito blá blá blá bobão... O sexo é na base da oralidade. Quando há sexo mesmo existem sequências horrorosas – e sem graça – de conselhos em pleno ato ou uma conversa de situação forçada (conversar bobagem durante o sexo). Aqui e ali algumas constatações que raspam a realidade, e um romance clichê entre o playboy e a prostituta de luxo.

Pois é, comi, opa, assisti ao filme, mas não foi nada apetitoso. E Aí, Comeu? é sinônimo de comida ruim, que embrulha o estômago e a cabeça. Fiquei com fome de diálogos inteligentes, pois piadas assim não satisfazem. A única situação que escapa é um possível romance entre Mazzeo e a menor de idade, com o medo de ser pego e as possibilidades (ou não) do futuro próximo. Não serve nem para tira gosto e é tão ruim quanto Cilada.Com, Muita Calma Nessa Hora e De Pernas Pro Ar, humor rasteiro com linguagem de TV e nada que mereça ser chamado de cinema. NOTA: 3,0

INFORMAÇÕES ESPECIAIS - Filmografia do diretor Felipe Joffily: Muita Calma Nessa Hora (2011); Ódiquê? (2004);

Carisma Derretido
Depois dos bem sucedidos A Era do Gelo 1, 2 e 3 - o primeiro em 3D (2002; 2006; 2009) com sucessivo aumento em arrecadação de bilheteria, ficou bem claro que a seu estúdio e distribuidora (Blue Sky Animation e Fox) não iria parar tão cedo de produzir mais capítulos com a turma (Manny o mamute, Sid o bicho preguiça e Diego o tigre dentes de sabre, sem esquecer do esquilo Scrat), que por sinal só vem aumentando a cada capítulo. Pois é, e a mais nova animação da trupe, claro é A Era do Gelo 4 (Ice Age – Continental Drift, 2012) de Steve Martino e Mike Thurmeier.

Após uma ação da natureza (ou terá sido obra acidental de Scrat?) as terras são abaladas, dividindo os personagens que vimos pela última vez no capítulo anterior (o trio original e, agora, a família de Manny), além da família de Sid que dá o ar da graça. Assim, o trio Manny, Diego e Sid (acrescentados da vovó preguiça) embarcam em uma aventura após o continente se estraçalhar em pedaços.

Literalmente, pois eles usam um iceberg como um navio improvisado. Na aventura cômica nossos amigos têm de lutar contras piratas um tanto quanto estranhos na tentativa de encontrar um caminho de volta para casa e para seus familiares.

A Era do Gelo 4 é, definitivamente, o mais fraco de toda série, ao utilizar personagens outrora carismáticos e, apenas peões para situações de piadas visuais e passagens de cenários (belos é verdade), mas que não são nada demais. Mesmo em se tratando de uma animação, e um filme e série voltada para os menores, o que antes era diversão justificada com as situações que obrigavam o trio a mudar, a se entender e aceitar a amizade acidental, hoje já demonstrando desgaste por simplesmente não ter mais o que dizer.Mas ainda assim o desenho irá divertir as crianças, e somente elas, enquanto os mais crescidos terão de aguentar um clima morno entre uma e outra piada que escapam.

Mas ao que parece, todo aquele carisma acaba de derreter todo aqui. NOTA: 6,0

INFORMAÇÕES ESPECIAIS - Os diretores: Steve Martino dirigiu Horton e o Mundo dos Quem! (2008) e Mike Thurmeier co-dirigiu A Era do Gelo 3 (2009);
-----------------------------------------------------------------------------------------
*Daniel Herculano (siga no Twitter @DanielHerculano) é estudante de Jornalismo e titular do programete #Cineminha na Beach Park FM 101.7. Crítico de cinema formado em cursos de Ana Maria Bahiana (Uol/Globo de Ouro), Pablo Villaça (Cinema em Cena/OFCS), Ruy Gardnier (O Globo/Contracampo) e Joaquim Assis (Roteirista). É graduado em Comunicação Social e assessor de comunicação da A+ Business Criativo.

> TAGS: script
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

Script

RSS

Script

Script

Escreva para o colunista

Atualização: Quarta-Feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Script

Powered by Feedburner/Google