[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] <i>Plano De Fuga</i>, <i>Raul - O Início, o Fim e o Meio</i> e o Curso <i>Como Ver Um Filme</i> em Fortaleza | Coluna Script | O POVO Online
SCRIPT 23/05/2012 - 01h30

Plano De Fuga, Raul - O Início, o Fim e o Meio e o Curso Como Ver Um Filme em Fortaleza

notícia 0 comentários
Compartilhar

Western Policial

 

Escrita, produzida e estrelada por Mel Gibson, Plano de Fuga (Get the Gringo, 2012) o faz reviver os seus melhores momentos no cinema. Mas não espere um produto americano de prateleira, uma fita de ação pasteurizada. E talvez por isso seja muito, mas muito bom. O resultado é um western policial. Pode? E porque não?


No deserto, próximo a fronteira entre EUA e México ocorre uma perseguição entre polícia e assaltantes, de jorrar sangue na tela e deixar todo mundo tenso com suas possíveis soluções. E essa abertura asfixiante denuncia o que veremos na próxima hora e meia de projeção. Se prepare para muita violência, tiroteios elaborados, palavrões e um tom politicamente incorreto, sem concessões.


Tudo reflexo de sua trama, suja, tensa e muito bem estruturada que coloca Gibson como um fugitivo da polícia sem nome e digitais, que ao atravessar a fronteira do México na marra é empurrado para uma bizarra penitenciária mexicana (El Pueblito). Lá encontra uma organização local e trama, além do tal plano de fuga, uma instigante cadeia de acontecimentos e vingança. E mais, com 4 milhões de dólares em jogo.


De fotografia quente e extremamente estourada, a película de estreia do diretor Adrian Grunberg, um pouco do cru e sujo de O Troco (1999), algo do western vingador de O Cavaleiro Solitário (1982), alguma ação de A Rocha (1996), mas com quase zero de heroísmo. Aqui não há um país para ser salvo ou a honra em questão. Sem mocinha bonitinha ou garotinho bobinho. Muito pelo contrário, o ótimo Kevin Hernandez constrói uma persona atormentada pelo destino que o reserva. A questão maior reside em sobreviver, é matar ou morrer. Assim como Plano de Fuga, é assistir ou perder. Bang! NOTA: 8,0


INFORMAÇÕES ESPECIAIS: O diretor Adrian Grunberg trabalhou como diretor de segunda unidade e primeiro assistente de diretor com nomes como: John Sayles (Homens Armados, 1997), Alex de la Iglesia (Perdita Durango, 1997), Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos, 2000), Steven Soderbergh (Traffic, 2000), Andrew Davis (Efeito Colateral, 2002), Julie Taymor (Frida, 2002), Peter Weir (Mestre dos Mares, 2003), Tony Scott (Chamas da Vingança, 2004), Sam Mendes (Soldado Anônimo, 2005), Martin Campbell (A Lenda do Zorro, 2005 e O Fim da Escuridão, 2010), Jim Jamursch (Os Limites do Controle, 2009), Oliver Stone (Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme, 2010) e até do próprio Mel Gibson (Apocalypto, 2006); A trilha incidental é do brasileiro Antônio Pinto, o mesmo de Menino Maluquinho – O Filme e Menino Maluquinho 2 – A Aventura (1994; 1998), Central do Brasil (1998), O Primeiro Dia (1998), Abril Despedaçado (2001), Cidade de Deus (2002), Cidade dos Homens (2007), À Deriva (2009), Lula – O Filho do Brasil (2009) e VIPs (2010). No exterior trabalhou em O Senhor das Armas (2005), Um Astro em Minha Vida (2006), A Estranha Perfeita (2007), O Amor nos Tempos do Cólera (2007) e Senna (2010);   


O Início, O Fim E O Meio


Programa imperdível para quem curte um documentário (musical) no cinema e a música/poesia de Raul Seixas, Raul – O Início, O Fim E O Meio (Idem, Brasil, 2012) de Walter Carvalho, é, como diz o próprio autor, puro “RaulSeixismo”. Vida, poesia, visceralidade, música, política, arte, esoterismo, amor, Deus, Diabo, família, amantes, Paulo Coelho, parcerias, criatividade, álcool, sexo, drogas, rock n´roll, inspiração. Tudo expressado em depoimentos, entrevistas, sons e imagens emocionantes que fazem desse projeto no mínimo obrigatório. Você ira descobrir que Raul não era apenas a mosca na sopa, o carimbador maluco, a metamorfose ambulante, o maluco beleza, Gita ou Al Capone, e sim o início, o fim e o meio.

 

Em sua vida e obra, Raul Seixas sempre foi um gênio. E o doc. sobre a sua vida faz jus ao que ela representou (e ainda representa) não apenas para a música ou para o rock, mas para a vida, e é simplesmente genial. E ao final, o arrepiante Canto Para Minha Morte nunca vez tanto sentido.


Então Abre-te Sésamo! Aluga-se um Disco Voador para descobrir As Minas do Rei Salomão e O Segredo do Universo. Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás e enfrentei o Medo da Chuva não cair ao plantar Capim Guiné e pé de Maçã. O Conto do Sábio Chinês diz que encontrar o Ouro de Tolo não é Conversa Pra Boi Dormir. Portanto pegue O Trem das 7 confira o filme na Sessão das 10 e entre para a Sociedade Alternativa. Não conseguiu? Tente Outra Vez. Não quer ir? Ah, assim Eu Também vou Reclamar! Pronto, virou O Dia em que a Terra Parou. Como Vovó Já Dizia, Pare o Mundo que eu Quero Descer. Quando Acabar o Maluco Sou Eu, por isso Let Me Sing, Let Me Sing... NOTA: 10,0

Curso: Como Ver Um Filme

 

Radicada em Los Angeles e única brasileira entre os jornalistas estrangeiros votantes no Globo de Ouro, Ana Maria Bahiana ministrará em Fortaleza nos dias 2 e 3 de junho o curso Como Ver Um Filme: Os Gêneros na Cecomil MegaStore.

 

O curso é digno de Oscar, mas você não precisa ser especialista no assunto para participar, basta gostar, apreciar ou mesmo ser um curioso do cinema, como explica a jornalista, “é indicado para quem gosta de cinema, simplesmente. E sempre quis saber o que faz de um drama, um drama, e por que os filmes de terror... bem, nos aterrorizam.” complementa.


Em 2010, a jornalista falou sobre ‘A Apreciação Cinematográfica’ e agora fará um resumo como introdução e depois entrará no tema dos ‘Gêneros’. Nesta jornada de oito horas o público descobrirá quais são os principais gêneros cinematográficos, seus temas, premissas e recursos narrativos e como, ao longo das décadas, eles foram definidos, transformados, desconstruídos, e reconstruídos.


As vagas são limitadas e as matrículas já estão abertas na Cecomil MegaStore (Av. Dom Luis, 920, Aldeota. Contatos: fone 4012.5287 ou Twitter @lojacceomil e Facebook \Cecomil). Eu já fiz minha matrícula e recomendo que façam o mesmo.

 

*Daniel Herculano (siga no Twitter @DanielHerculano) é estudante de Jornalismo e titular do programete #Cineminha na Beach Park FM 101.7. Crítico de cinema formado em cursos de Ana Maria Bahiana (Uol/Globo de Ouro), Pablo Villaça (Cinema em Cena/OFCS), Ruy Gardnier (O Globo/Contracampo) e Joaquim Assis (Roteirista). É graduado em Comunicação Social e assessor de comunicação d´ A+ Business Criativo.

 

> TAGS: script
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Script

RSS

Script

Script

Escreva para o colunista

Atualização: Quarta-Feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Script

Powered by Feedburner/Google