[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] <i>O Palhaço</i> e <i>Procurando Monica Velour</i> | Coluna Script | O POVO Online
10/11/2011 - 22h52

O Palhaço e Procurando Monica Velour

notícia 2 comentários
Compartilhar

Clap Clap Clap

Você está com muito calor, liga um ventilador e aguarda o vento soprar. Sabe aquela sensação prazerosa de sentir o vento atingir você? Simples, não é? Mas extremamente satisfatório. E essa é a minha sensação ao término da comédia dramática O Palhaço (Idem, 2011) dirigido, co-produzido, co-escrito, co-editado e estrelado por Selton Mello, que acrescento à sensação ainda risos e apreciação dramática. Simples e bonito.

A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la, mas quem consegue, descobre tudo. (Charles Chaplin)

A trama traz uma trupe de circo, que nos anos 70, viajava por pequenas cidades do interior do Brasil em busca de públicos ávidos por divertimento, principalmente aqueles nunca tiverem uma experiência circense.

Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor! E o palhaço o que é? É ladrão de mulher!

É a época de inocência, sem internet, de sentimentos mais puros e um mundo de vivências a surgir. Para Benjamim (Selton Mello), que herdou a administração do Circo do pai (Paulo José), e parceiro de cena, a rotina o cansa e as preocupações o afligem. As ditas preocupações são mínimas, como conseguir um novo sutiã ou pintar o cabelo dos acrobatas, que para ele, são máximas.

Se o que você está fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo. (Charles Chaplin)

O clima mambembe faz Selton Mello abraçar, ao mesmo tempo, a comicidade irônica e a tristeza da pós-alegria inventada. O ápice atinge quando diz para uma comportada Fabiana Karla: “Quem vai fazer o palhaço rir?”. Seu parceiro de cena é o maravilhoso Paulo José, em mais uma interpretação emocionante, sem acrobacias ou malabarismos.

Como vai? Como vai? Como vai? Como vai? Como vai, vai, vai? Eu vou bem! Eu vou bem! Eu vou bem! Muitobem! Muito bem, bem, bem!

Uma trilha que encanta e envolve o espectador. Sua simplicidade aparece também na fotografia, de tom vintage/envelhecida, onde tudo tem um sentimento de sonho. Achei divino, que ainda traz um quê de tom fantástico.

Num filme o que importa não é realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação. (Charles Chaplin).

Indo de encontro com a tradição dos picadeiros, a magia d´ O Palhaço honra o ‘respeitável público’ e entrega um espetáculo legitimamente circense digno de aplausos. Clap Clap Clap. NOTA: 9,0

INFORMAÇÕES ESPECIAIS:

Os filmes mais estranhos estrelados por Selton Mello: Lavoura Arcaica (2001); Nina (2004); Árido Movie (2006); Cheiro do Ralo (2007); A Erva do Rato (2008) e sua estreia na direção Feliz Natal (2008), no qual não atua;

 

Dramédia Indie

A trama é sobre um adolescente nerd (Dustan Ingran) que é fã da atriz pornô dos anos 70 e 80, Mônica Velour (Kim Cattral). No roteiro um encontro incomum, algum sexo e fotografia descolada. E, ao envolver na mesma história, um nerd e uma gostosa (ou seria ex?), nem pense que o resultado será algo no esquema American Pie e congêneres. Passa longe. E, com seu tom estranho de dramédia independente, Procurando Monica Velour (Meet Monica Velour, 2010) é o um bom resultado de quando a fantasia encontra a realidade. E ver Brian Dennehy como Pop Pop é ótimo. Inédito nos cinemas, já nas locadoras. NOTA: 7,0

*Daniel Herculano (siga no Twitter @DanielHerculano) é estudante de Jornalismo e titular do programete #Cineminha na Beach Park FM 101.7. Crítico de cinema formado em cursos com Ana Maria Bahiana (Uol/Globo de Ouro), Pablo Villaça (Cinema em Cena/OFCS), Ruy Gardnier (Jornal O Globo/Contracampo) e Joaquim Assis (Roteirista). Graduado em Comunicação Social é publicitário, produtor musical (do Cine Locomotiva) e assessor de comunicação da A+ Business Criativo.

 

 

> TAGS: script
Compartilhar
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Flávia Rocha 17/11/2011 10:24
O dia que você publica sua crítica mudou Daniel?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Raielsom 14/11/2011 06:49
Daniel, mais uma vez me emocionei com o PALHAÇO, só que dessa vez foi com a espetacular crítica feita por você. Realmente parabens pelo seu trabalho, bom gosto e boa redação. E para quem não assistiu o filme, por favor, façam esse favor a vocês mesmo, pois o mundo está precisando de um pouco mais de sensibilidade.
Este comentário é inapropriado?Denuncie

Script

RSS

Script

Script

Escreva para o colunista

Atualização: Quarta-Feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Script

Powered by Feedburner/Google