[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Jacarecanga guarda parte da história da Cidade | Coluna O POVO nos Bairros | O POVO Online
O POVO NOS BAIRROS - Jacarecanga 04/02/2013

Jacarecanga guarda parte da história da Cidade

FOTOS IGOR DE MELO
A casa de Thomaz Pompeu Sobrinho foi construída em 1924 e uma das principais construções do bairro. Hoje, abriga a Escola de Artes e Ofícios do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC)
Compartilhar

Circular pelas ruas do bairro Jacarecanga é um convite para viajar no tempo. Os casarões, sobrados, bangalôs e chácaras antigas nos transportam para a Fortaleza de muitas décadas atrás. Poucos bairros em Fortaleza concentram um patrimônio cultural material tão rico.

 

Inclusive, no fim do ano passado, o “conjunto urbano do bairro Jacarecanga” foi considerado um “bem de relevante interesse cultural” pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Antes, só a Praia de Iracema ostentava este posto. E outros seis imóveis foram tombados.


O professor do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Macêdo, diz que “a configuração fundamental (do bairro) foi formada em torno da década de 1910”. No começo do século XX, as famílias abastadas que moravam no Centro buscavam um bairro com perfil mais residencial, já que a região central era ocupada por outras atividades, como o comércio.


“A sensação de que estariam concentrados exemplares (arquitetônicos) importantes (na Jacarecanga) tem a ver com o fato de que as famílias podiam encomendar plantas específicas. Era uma demonstração de posse”, comenta o professor.


A Jacarecanga também possui o mais antigo cemitério de Fortaleza: o São João Batista, inaugurado em 1866. Nele, existem túmulos que são verdadeiras obras de arte.


Uma das marcas da história da Jacarecanga é a influência da família do industrial Philomeno Gomes, dono de uma antiga fábrica de redes no bairro e responsável pela construção de vários imóveis no local. Seis desses casarões estão na Vila Filomeno. Em um deles, mora o casal de comerciantes Cyntia Gonçalves, 42, e Marcos Paulo Ferreira, 51, que adquiriram o imóvel há dois anos.


Cyntia, nascida na Jacarecanga, relembra a infância na qual o bairro era formado por mais casas antigas do que atualmente. Em frente a vila, por exemplo, existia a residência dos Philomeno Gomes. Hoje, o local é ocupado por um edifício. “Era uma casa muito bonita”, comenta ela, lamentando a derrubada de vários imóveis ao longo dos anos.


O casal se enche de orgulho ao apresentar a casa com todas as características originais, como janelões, pisos, luminárias, escada e teto. O imóvel é amplo, com oito quartos, confortável e bem ventilado. Marcos Paulo garante que, mantendo a manutenção em dia, a residência não dá dor de cabeça.


Mais história

Voltando à história do bairro. Na década de 1930, a expansão da Cidade passa para o lado Leste, ocupando a região que hoje é a Aldeota que, aos poucos, vai se tornando o bairro preferido da elite. “A espinha dorsal do loteamento da Aldeota é a avenida Santos Dumont”, informa o professor Antônio Macêdo. A expansão intensifica-se nos anos 40 e 50 e a Jacarecanga começa a experimentar um período declínio.

 

Muitos dos casarões foram abandonados. Hoje, o estado de conservação da maioria deles deixa a desejar. O aposentado Francisco Portela, 60, comenta que, hoje, normalmente são usados como pontos comerciais ou para o aluguel de kitinetes.


Atualmente, a Jacarecanga volta a ser valorizada. Novos edifícios e um shopping estão sendo construídos. O bairro tem como atrativo o fato de estar localizado na região central de Fortaleza. 


RONDA

O Povo nos Bairros publica o telefone de contato dos policiais do Ronda do Quarteirão no bairro Jacarecanga (viatura atende ao Centro)

3457 1011 e 190

 

14 MIL O bairro Jacarecanga possui 14.204 habitantes

 

ESPAÇO DE LAZER

 

PRAÇA GUSTAVO BARROSO PRECISA DE REFORMA URGENTE

1. A praça Gustavo Barroso (em frente ao Liceu do Ceará) está em péssimo estado de conservação. Os bancos estão quebrados e pichados, assim como as mesas de xadrez. O parque infantil está praticamente inutilizado. “Ela está muito deteriorada e é a Praça do Liceu (do Ceará). É o que tem de melhor.no bairro. O pessoal vem durante a noite para pegar um ventinho. É um a ótima opção de lazer. Antes, aqui era cheio de menino brincando. Mas os brinquedos foram quebrando com o tempo”, afirma o aposentado Francisco Portela, 60.

 

“É uma praça grande e importante, pois fica em frente ao Corpo de Bombeiros e ao Liceu (do Ceará)”, diz o comerciante Marcos Paulo Ferreira, 51, que ressalta a necessidade de valorizar um espaço com importância histórica para a Cidade.


RESPOSTA. O POVO entrou em contato com a Prefeitura de Fortaleza, para saber se há previsão de reforma da praça, mas a assessoria de comunicação não enviou nenhuma resposta até o fechamento da coluna.


JACARECANGA

 

É a cara do meu bairro

ual é a imagem que você acha a cara do seu bairro? Participe, envie sua foto para nós: opovonosbairros@opovo.com.br

Liceu do Ceará. O prédio da escola é uma das principais referências históricas do bairro. Segundo o Conselho da Educação do Ceará, o colégio foi fundado há 167 anos. “O Liceu formou gente importante do Ceará todo. É um patrimônio tombado”, comenta Marcos Paulo Ferreira.

 

PRAIA DO FUTURO

 

PROBLEMAS COM ESGOTO NA AVENIDA ZEZÉ DIOGO

2. O leitor Herley Hubert reclama do problema com esgotos na avenida Zezé Diogo, na Praia de Futuro, onde mora e trabalha. Segundo ele, em vários pontos, os esgotos estouram com frequência.

 

“Está uma nojeira. A Cagece não presta a devida manutenção no sistema. Observo, como frequentador do local, temos dias em que o problema está muito acentuado e outros mais moderado, mas é presente e ainda não foi solucionado”, diz Herley.

 

RESPOSTAS. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que o problema é por causa da presença indevida de entulhos na rede de saneamento, oriundos de uma obra de recapeamento da Prefeitura de Fortaleza

 

O órgão diz que equipes já trabalham na desobstrução de tubulações de até 600 milímetros de diâmetro.

 

Para a limpeza das tubulações de 600 a 800 milímetros, será preciso o uso de “equipamentos mais sofisticados”. Isso será feito através de aditivo ao contrato com a empresa que realizou a limpeza do interceptor Leste, na avenida Beira Mar.


JOSÉ BONIFÁCIO

 

ESTACIONAMENTO IRREGULAR EM BAR

3. A leitora Ana Francisca Martins reclama do desrespeito às leis de trânsito dos frequentadores do Boteco do Arlindo aos finais de semana. “Eles estacionam os carros e fecham o trânsito para os demais veículos, embora a via seja sinalizada com sinais de ‘proibido estacionar”’ dos dois lados. (das ruas Carlos Gomes e Eusébio de Sousa)”.


Ela lembra que o problema acontece a dois quarteirões da sede da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), já tendo sido realizadas várias denúncias. Segundo Ana Francisca, sem resultado. Ela pondera que as vias dão acesso de ambulâncias e pacientes a um importante hospital da região. Por isso, deveriam ficar desobstruídas.


RESPOSTA: O POVO entrou em contato com a Prefeitura de Fortaleza, para saber se há fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) na área, mas a assessoria de comunicação não enviou nenhuma resposta até o fechamento da coluna.


EM  ALTA


CONVERSA NA RUA

Os moradores da Jacarecanga ainda conservam o hábito de conversar nas calçadas ou nas praças do bairro.

EM BAIXA

 

HISTÓRIA

A demolição de casas antigas ao longo dos anos faz com que a preservação de parte da história do bairro fique comprometida

 

Fale com o Geimison Envie reclamação sobre o seu bairro. Ela será publicada junto com a resposta do órgão responsável. (De quarta a sexta, das 14h às 19 horas)

85 3255 6114 ou 3255 6118

FAX 85 3255 6139

Escreva para: opovonosbairros@opovo.com.br

(Coloque seu nome e telefone) Av. Aguanambi, 282

Joaquim Távora Cep: 60055-402

 

Multimídia: a coluna O POVO nos Bairros também possui uma versão em vídeo no O POVO Online

GEIMISON MAIA é repórter do Núcleo Cotidiano

geimisonmaia@opovo.com.br

 

O POVO online

 

Confira galeria de fotos em

www.opovo.com.br/galeria/

 



 

 

 

Compartilhar
espaço do leitor
PLUTARCO 09/02/2013 18:44
É BOM DAR UMA REVITALIZADA NOS CARGOS DE CHEFIA,PRINCIPALMENTE ESTAS PESSOAS VICIADAS DA EMLURB COM MIL IRREGULARIDADES.OBRIGADO PLUTARCO
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Bel 08/02/2013 12:58
CORREÇÃO. O CEMITÉRIO MAIS ANTIGO DE FORTALEZA É O DE PORONGABA!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
PLUTARCO 06/02/2013 07:32
verifique irregularidade desde a gestão passada do PT,ainda persiste e o chefe da limpeza da regional centro Sr. Eduardo recebendo propina,averiguem roberto claudio
Este comentário é inapropriado?Denuncie
PLUTARCO 06/02/2013 07:30
pena que alguns funcionarios da emlurb trata este bairro com descaso e ainda recebe propina pra recolher o lixo dos moradores e comercio,isto feito pelo chefe do distrito de limpeza EDUARDO.VEJA QUE DESRESPEITO.PLUTARCO
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo nos bairros

RSS

O povo nos bairros

Geimison Maia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO nos bairros

Powered by Feedburner/Google