[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Crescimento bom, mas nem tanto - O POVO
O POVO Economia 19/06/2012

Crescimento bom, mas nem tanto

Compartilhar


Os números traduzem um pouco do que já se sente na prática. A economia do Ceará cresceu 3,4% no primeiro trimestre do ano. Um número expressivo em relação ao índice apresentado pelo Brasil (0,8% pelos cálculos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece), mas nada grandioso em comparação a outros estados que usam a mesma metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e já apresentaram seus desempenhos.


Dos sete estados que fazem cálculo do PIB (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará) usando os dados do IBGE como base de referência, cinco já divulgaram seus índices (excetuam-se Espírito Santo e São Paulo).


Pelo que foi apresentado pelos estados, Goiás teve o melhor desempenho no trimestre, com um crescimento de 6,6% no PIB. Em seguida, vêm a Bahia, com 4,8%, e Pernambuco com 4,6%. Minas Gerais, entretanto, surpreendeu com um desempenho considerado tímido (2,1%).


No caso do Ceará, os indicadores de crescimento foram influenciados principalmente pelo comércio, que teve um crescimento de 6,9% . Foi percebida também a melhora das vendas durante o período em várias atividades. Entre elas, alimentação e material de construção civil.


Mesmo com esse desempenho, acredita-se que dificilmente o Ceará conseguirá manter a projeção de melhora da economia feita no fim do ano passado, quando era previsto um PIB de 5,5% para o ano. Embora vários setores já estejam fazendo a revisão dos seus indicadores, os cálculos para o desempenho da economia do Estado não devem ser revistos neste semestre. A perspectiva, entretanto, é de desempenho moderado, principalmente em função das perdas de safra que acabam repercutindo em outras atividades.


MEIRELLES


CONSELHO DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS


O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (foto), será conselheiro sênior do Kohlberg Kravis Roberts & Co. L.P (KKR). O grupo é considerado um dos maiores gestores de investimentos globais, pioneiro no setor de private equity. O grupo KKR pretende ampliar os negócios na América Latina.


Meirelles foi presidente do Banco Central entre janeiro de 2003 e dezembro de 2010. Atua como presidente do conselho da J&F Participações SA, empresa controladora da JBS S.A., maior produtora de carne bovina do mundo, e é membro do conselho da Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A, dentre outras atividades.


INDICADORES


INDÚSTRIA COM DESEMPENHO DIVIDIDO


No caso da indústria, entretanto, é preciso fazer uma diferença entre os setores que foram bem e os que não tiveram um desempenho positivo. O Ipece informa que o segmento cresceu 1,6% nos primeiros três meses do ano. No entanto, o setor de transformação, que é formado pela indústria pesada, teve uma queda de 2,3% no período. A atividade só conseguiu um bom resultado em função da área de construção civil, que vinha mantendo um bom ritmo de obras.


DIPLOMACIA


“SOFT POWER” COM A ÁFRICA?


O professor e consultor internacional João Bosco Monte viaja amanhã para a África. Terá novos contatos com embaixadores para a ampliação das relações entre o Ceará e países africanos. No roteiro está a cidade de Acra, capital de Gana, de onde deve ser criada uma nova rota aérea para o Ceará. Acra deve participar do programa de cidades-irmãs, junto com Fortaleza, no próximo semestre.


Dentro das possibilidades de negócios internacionais, Bosco Monte diz que o Brasil tem perdido várias oportunidades por não utilizar técnicas de diplomacia. Uma delas seria o “soft power”. Ou seja, programas de relações suaves que passam pelo contato por meio da música, da novela e até do futebol, que fazem parte da nossa cultura e que os africanos apreciam.


RADIO

Hoje, O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (AM 1010) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro Atacado e Varejo com a jornalista Roberta Fonteles.


PARA LER


Bumerangue - Uma Viagem Pela Economia do Novo Terceiro Mundo

Autor: Michael Lewis

Resumo: o livro trata do panorama econômico mundial e os novos dilemas da economia

Editora: Sextante / GMT

 

PROPOSTA SEGURO

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya, participou ontem de reunião da comissão responsável pelo Plano Agrícola e Seguro da CNA. Um dos pilares do projeto é convencer o Governo Federal para a implantação de

um seguro alimentar animal.

 

Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia