[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sem luz no fim do túnel? - O POVO
O POVO Economia 15/06/2012

Sem luz no fim do túnel?

Compartilhar


Enquanto a briga pelo contrato de iluminação pública aumenta em Fortaleza, a cidade continua precisando de melhorias e reparos. A avenida Desembargador Moreira, um dos principais corredores da Capital, tem sofrido com uma iluminação precária, além de vários bairros da cidade. Embora pesquisas do IBGE digam que a capital é a quinta cidade mais bem iluminada do Brasil, Fortaleza está longe de ser exemplo nessa área.


Ontem, o deputado Fernando Hugo (PSDB) fez denúncias graves contra a empresa Citéluz que merecem apuração. Contudo, enquanto são investigados os escândalos e as empresas concorrentes entram com recursos na Justiça, a possibilidade de um novo contrato tende a ser adiada. Ou seja, dentro de três meses, Fortaleza poderá ficar formalmente sem uma empresa para administrar a iluminação pública.


LEILÕES


SUPER REDE VAI COMPRAR ENERGIA

A Super Rede (que trabalha com seis bandeiras de supermercados do Estado) vai entrar no mercado de compra de energia. O empresário José Ximenes, dono dos Supermercados Frangolândia, que assume a presidência da entidade no próximo dia 21, disse que a instituição começará a participar dos leilões dentro de aproximadamente um mês.

 

A Super Rede pretende fazer uma economia de aproximadamente 30% nos seus custos de energia com essa operação. Hoje, as 39 lojas integrantes da rede gastam uma média de R$ 800 mil por mês com energia. Com a entrada no mercado de leilões, a entidade passará a vender energia para a Coelce e deixará de pagar essa conta.


José Ximenes afirma que a Super Rede tem hoje 40% do mercado de Fortaleza e pretende continuar com seu projeto de expansão, devendo abrir mais cinco lojas no Ceará nos próximos 12 meses.


EMAZP


ALCÂNTARA PAI E ALCÂNTARA FILHO

Eduardo Alcântara Macêdo, presidente da Emazp, vem sendo confundido com o economista e consultor Francisco de Alcântara Macedo. Eduardo é filho do economista e consultor Alcântara Macedo e assumiu em maio passado o comando da Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação (Emazp).

 

PECÉM


ZPE PREVÊ CRIAÇÃO DE ALFÂNDEGAS ATÉ DEZEMBRO

Até o dia 15 de dezembro deve ser concluído o processo de alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém. Com isso, a ZPE poderá ser iniciada e irá contribuir com a instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A área de despacho da ZPE, de 8 hectares, já está terraplenada. A Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Pecém (Emazp) espera ampliar o seu quadro de colaboradores dos atuais 10 para 156 até o fim de 2012.

MINISTRO DA AGRICULTURA


APROVAÇÃO DE AGÊNCIA DE AGROQUÍMICOS

O projeto de criação de uma Agência de Agroquímicos, segundo o deputado Antonio Balhmann (PSB-CE), já foi aprovado pelo Ministério da Agricultura. O parlamentar, que preside a Frente Parlamentar da Fruticultura, teve uma audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e com representantes do setor.

 

Balhmann ressalta que o setor se queixa da lentidão do Governo Federal em emitir os registros para a criação da agência. O ministro Mendes Ribeiro, entretanto, teria informado que o projeto saiu do Ministério da Agricultura com parecer favorável e agora está aguardando o aval do Ministério da Saúde.


PRAGA


DEFESA DA CAJUCULTURA

Os produtores de caju do Ceará e o deputado Antonio Balhmann também pediram a atenção do Ministério da Agricultura para o problema que ocorre com as plantações locais ,em função do fungo Oideo. A praga vem atacando os cajueiros do Estado, prejudicando a produção.

 

O setor da cajucultura quer a liberação, em caráter de urgência, do uso de enxofre no combate à praga. O produto ainda não tem registro mas, segundo a assessoria do deputado, experimentos realizados pela Embrapa Agroindústria Tropical no Piauí e no Ceará demonstraram eficácia no controle da praga. Atualmente, existe no Ceará uma área de 400 mil hectares destinada à cajucultura. A perda da safra desse segmento pode representar um grande prejuízo econômico e social e econômico.

 

PARA LER

 

O Cerco de Leningrado

Resumo: O autor revela a ineficiência do autoritarismo (de Stalin e Hitler) desvendando detalhes da batalha que matou centenas de milhares de russos

Autor: Pierre Vallaud

Editora: Contexto

 

RADIO

Hoje, O POVO Economia na Rádio OPOVO/CBN (AM 1010), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Tecnosfera” com o jornalista Michel Victor Queiroz.


IBYTE

 

TABLET CEARENSE

A Ibyte estuda a possibilidade de iniciar a produção de tablets até o fim do ano. O gerente de marketing da empresa, Nelson Gurgel, informa que a companhia (que já trabalha com a produção de notebook) tem aprimorando suas linhas de produção. Sugestão de símbolo para a marca cearense: que tal usar um caju?

 

Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Júlia Lopes 15/06/2012 09:28
Os arredores da Praça Luiza Távora também sofrem com a iluminação precária. Desestimula os vizinhos a irem caminhando pra um lugar tão próximo de suas casas.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia