[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Os fluxos migratórios haitianos na América do Sul | Coluna Mapa-Múndi | O POVO Online
MAPA-MÚNDI 11/07/2012 - 19h51

Os fluxos migratórios haitianos na América do Sul

Compartilhar

O Haiti foi tema de diversos documentários e debates durante o ano de 2010,quando o país foi destruído por um terremoto em janeiro daquele ano. A comunidade internacional se mobilizou em torno do compromisso de reconstruir o país. Os haitianos pensaram que a partir daquele momento tudo seria diferente.


O que se vê, no entanto é que passados dois anos do grande efeito midiático, o Haiti continua esquecido e para muitos cidadãos haitianos a alternativa é a migração.


A primeira onda migratória haitianana América Latina iniciou no final de 1957, período da ditadura da família Duvalier. Naquele tempo, fugindo da repressão duvalierista, artistas, intelectuais e os opositores do regime, com o status de exilados políticos buscaram outros lugares para residir, principalmente no México e Venezuela.


Na atualidade o que se percebe, no entanto é que os fluxos migratórios de cidadãos haitianos têm aumentado consideravelmente e o Brasil a partir de 2009 passou a ser o destino mais procurado, principalmente depois do terrível sismo de 2010. E os problemas decorrentes desta situação podem ser vistos claramente.


A situação humanitária dos imigrantes do Haiti que vivem no Acre, para citar apenas um exemplo, é grave e deve ser resolvida imediatamente. Somente no município de Brasiléia, cuja população é de 30 mil pessoas, cerca de 1.250 delas são originárias do Haiti.


Desse número somente 260 possuem a documentação regulamentada e podem seguir viagem para outros lugares. Os imigrantes haitianos recebem o “visto humanitário”, com a qual podem ter acesso aos serviços de saúde, educação e inclusive podem trabalhar.


A situação é no mínimo caótica e os municípios localizados nas fronteiras do Brasil precisam de apoio financeiro e auxílio profissional para enfrentar os grandes desafios para o atendimento e proteção desta população.


Numa ação conjunta entre o Ministério das Relações Exteriores -através do Itamaraty-, Ministério da Justiça e Ministério do Trabalho,o governo brasileiro busca a alternativa para conter o crescente movimento de haitianos em direção à fronteira brasileira.


Como ação prática, a presidente Dilma Rouseff, numa tentativa afônica de resolver a questão,apresentou emjaneiro de 2012, um conjunto de medidas legais e políticas com o objetivo de "ordenar e regularizar" a situação dos cidadãos haitianos.


A medida, até certo ponto é positiva, uma vez que põe um fim a dois anos de ambiguidade dogoverno brasileirocom respeito à situação dos imigrantes haitianos.


Outra questão e talvez a mais delicada se refere às complexas redes organizadas de tráfico de pessoasque operam desde Haiti e nos países de trânsito e chegada dos migrantes haitianos na América Latina.


O recente relatório publicado pela ONG Serviço Jesuíta a Refugiados para América Latina Latinoamérica e o Caribe (SJR LAC) apontou pelo menos duas organizações criminosas que recrutamcidadãos haitianos em diversas regiões do país, com promessas de estudos e de trabalho na América Latina, Estados Unidos e Europa.


Estas redes utilizam Cuba e República Dominicana como países de trânsito para o Equador. E ao chegar ao Equador, os delinquentes abandonam suas vítimas. O resultado é que a maioria dos haitianos não ficam no Equador, e a alternativa é o Chile, Colômbia,Venezuela e sobretudo o Brasil.


Assim, o governo brasileiro, sob pena de ficar refém desta situação,deve buscar um diálogo regional para ordenar a migração haitiana na América do Sul.


É preciso, portanto encontrar uma alternativa de acordo multilateral com os países da região implicados nos fluxos migratórios haitianos.

> TAGS: mapa-múndi
João Bosco Monte
Compartilhar
espaço do leitor
arthur 26/07/2012 18:27
Boa matéria, parabéns
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mapa-Múndi

RSS

Mapa-Múndi

João bosco monte

Escreva para o colunista

Atualização: Quarta-feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Mapa-Múndi

Powered by Feedburner/Google